Dentro do Agosto Lilás, e durante o ano todo, é preciso levar informações para as mulheres, com o objetivo de fazê-las compreender todos os tipos de violência e, desta forma, fazê-las dominantes dentro da própria vida. Nesta quinta-feira (17), a Coordenadoria da Mulher de Bento Gonçalves, junto ao Centro Revivi, promoveu ação de conscientização e orientação com entrega de folders explicando formas de evitar e combater plurais formas de abuso.
No material, as mulheres encontram conhecimentos essenciais sobre os cinco tipos de violência doméstica e familiar previstos na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. No local, ainda, estão expostas diferentes tipos de armas brancas que, baseado em dados e evidências, costumam ser mais utilizados pelos agressores. Por fim, há uma caixa de frases motivacionais, com o objetivo de fazer a população se entender como capaz de se rebelar contra qualquer opressão.
Auxiliar-administrativo do Revivi e da Coordenadoria da Mulher, Zilda Nuncio, ressalta exatamente a importância do acesso à informação nesse processo. “Esse trabalho, indo nas casas das pessoas, consegue muitas vezes chegar exatamente onde está acontecendo a violência.”
Pertencente à prefeitura de Bento Gonçalves, a Coordenadoria da Mulher foi criada em 2007 para realizar atendimento psicossocial e aconselhamento jurídico a mulheres que sofrem ou vivenciam a violência doméstica. O objetivo, ao fim de tudo, é contribuir para o fortalecimento delas e o promover o resgate da cidadania e da autonomia. Já o Revivi, braço da coordenadoria, tem como foco o encaminhamento das vítimas para as ações desenvolvidas.
Agosto Lilás terá atividade no domingo
Após a ação na Via del Vino, o Agosto Lilás segue até 29 de agosto. No domingo (20), tem ação de conscientização na avenida Planalto. Na segunda-feira (21), mais uma edição da Caravana da Mulher ocorre, desta vez no bairro Cohab, assim como no bairro Eucaliptos, no dia 28. O Agosto Lilás culmina no dia 29, com encontro do Comitê Intermunicipal em Eldorado do Sul.
Canais de denúncia
Disque-denúncia – 180
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) – 3454.2899
Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento – 3452.3200
Patrulha Maria da Penha – (54) 98423.2155
Coordenadoria da Mulher/Centro Revivi – 3055-7418 / 3055-7420 / 99132-8148