Comportamento

Penitenciárias passaram a oferecer atendimento médico virtual a apenados

Cinco estados já podem contar com a telemedicina, oferecendo atendimentos 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, aos apenados

atendimento médico virtual
Com a telemedicina é possível garantir o acesso à saúde para 100% da população carcerária. (Foto: Divulgação)

Penitenciárias de cinco estados brasileiros passam a contar com a telessaúde e telemedicina, atendimento médico virtual alinhado à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP). A empresa responsável por esse atendimento é a TopMed, que dispõe de tecnologia de ponta em Saúde Digital, oferecendo atendimentos 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

As penitenciárias atendidas até o momento estão localizadas em Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia e Distrito Federal. A implantação do projeto começou em maio deste ano, e o atendimento médico virtual teve inicio no mês de junho.

O serviço de telemedicina conta com um corpo clínico composto por médicos de diversas especialidades, capacitados para fornecer atendimento em situações eletivas ou em necessidades de Pronto Atendimento. O serviço é prestado em uma plataforma própria, funcional, segura e com a garantia necessária para o atendimento no sistema penitenciário.

Com a telemedicina, ou atendimento médico virtual, é possível garantir o acesso à saúde para 100% da população carcerária, proporcionando atendimento médico especializado e monitoramento constante de pacientes. Além disso, gestantes também podem receber o acompanhamento pré-natal adequado, e profissionais de Psicologia, Nutrição, Assistência Social e Terapia Ocupacional estão disponíveis para oferecer suporte integral aos detentos.

O novo sistema de atendimento médico virtual, ainda, minimiza a necessidade de deslocamentos e presença física de profissionais de saúde, conferindo celeridade e eficácia ao cuidado, diagnóstico e terapia.

TopMed

A empresa tem sede em Florianópolis é a maior do setor na região Sul e figura entre os principais players brasileiros do seu mercado, de telemedicina. Oferece atualmente mais de 20 soluções em saúde digital, todas elas desenvolvidas com foco na experiência do usuário e em fazer a diferença nas organizações e municípios que as utilizam.