Memória LEOUVE

Primos são denunciados por homicídio em saída de festa no Sanvitto, em Caxias

Primos são denunciados por homicídio em saída de festa no Sanvitto, em Caxias

O Ministério Público denunciou Gabriel de Borba Borges, de 18 anos, e Mike Luis de Borba Alves, 21, pela morte de Jaison Duarte Pereira, ocorrida no dia 9 de novembro após uma confusão na saída de uma festa localizada no bairro Sanvitto, em Caxias do Sul. Os dois também vão responder por tentativa de homicídio contra um policial militar que trabalhava como segurança no estabelecimento. Jaison morreu após ser atropelado por um veículo Corsa Wagon, apreendido no dia 13 de outubro. O crime ocorreu no dia 9 de outubro.

 

Conforme a denúncia, oferecida pela promotora de Justiça Silvia Regina Becker Pinto, Gabriel envolveu-se em uma confusão com frequentadores da boate, sendo contido e expulso do estabelecimento pelos seguranças. Após, com o intuito de se vingar, aguardou armado, na saída da festa, passando a efetuar disparos contra o policial militar à paisana e segurança do estabelecimento, Paulo. 

 

Ainda segundo a denúncia, a vítima não foi alvejada, uma vez que conseguiu escapar, correndo em via pública e revidando aos disparos. No mesmo momento, Mike Luis, que estava em um veículo, quando percebeu que Gabriel efetuava disparos contra o segurança do estabelecimento e, seguido por Jaison, acelerou e atropelou violentamente e intencionalmente a vítima Jaison, que não conseguiu se esquivar do automóvel. Mike ainda tentou atropelar o segurança e policial militar a paisana, mas o policial conseguiu se esquivar.

 

A denúncia alega que os crimes foram praticados por motivo torpe, uma vez que Gabriel pretendia vingar-se dos seguranças que o expulsaram da boate e, Mike, por “tomar as dores” do seu primo Gabriel, em represália ao fato de Paulo ter puxado a arma que portava (não apreendida) e das vítimas estarem correndo atrás do denunciado na via pública. Além disso, a denúncia traz como qualificador que o crime foi praticado com recurso que dificultou a defesa das vítimas, uma vez que foram surpreendidos pela ação de Mike Luis, que arremessou o veículo na direção das mesmas, em alta velocidade. 

 

Por fim, o Ministério Público entende que o crime foi praticado por meio que poderia resultar perigo comum, já que os disparos foram em frente a estabelecimento comercial, em meio ao movimento da saída da boate, onde transitavam várias pessoas. Mike Luis de Borba Alves segue recolhido ao sistema prisional de Caxias do Sul.

 

Além desse crime, Mike também responde pelo homicídio de Gilmar Amarildo Borba, ocorrido no dia 20 de setembro, no bairro Santa Fé. Na ocasião, Mike assumiu a autoria do crime e alegou legítima defesa.