Brasil

Grupo RSCom na maior feira de tecnologia para comunicação do país SET EXPO

Feira e congresso SET EXPO reuniram 14 mil visitantes em São Paulo, entre os dias 7 e 10 de agosto

SET EXPO
Marcos Piccoli, diretor comercial (E), Daniel Rech, diretor executivo, Sandro Padilha, diretor da rede de rádios UCSFM (C), Carlos Dominsgos Piccoli, presidente do Conselho RSCom e Marcelo Piccoli, diretor de estrutura digital.

Em mais uma edição de sucesso, terminou, na sexta-feira (10), a SET EXPO 2023 – Feira e Congresso de Tecnologia e Negócios de Mídia e Entretenimento. O evento, que aconteceu de 7 a 10 de agosto em São Paulo, no Expo Center Norte tratou sobre mudanças de hábito do consumidor audiovisual, a consolidação dos canais FAST, inteligência artificial e a chegada da TV 3.0.

O encontro de negócios e atualização profissional que é parte do calendário da indústria audiovisual reuniu ao todo 14 mil visitantes, e mais de 3.000 congressistas em mais de 200 palestrantes. Já em seu espaço de exposição, quem compareceu ao pavilhão pode ver novidades de mais de 400 marcas.

Para o diretor executivo do Grupo RSCom, Daniel Rech, a feira tem importante papel de preparar o mercado, profissionais e empresas, para o futuro, que cada vez vem, com mais novidades e desafios. “Participar da SET EXPO é sempre muito importante para vermos as tendências do mercado”, pontua.

Ainda de acordo com o diretor, o Grupo RSCom trem por premissa estar inserido tecnologicamente para ofertar o melhor em qualidade de conteúdo. “Temos que usar a tecnologia e os dados que conseguimos obter, através dela, para entregarmos melhores produtos e soluções para nossos clientes e para a nossa audiência. Nossos veículos precisam estar em todas as plataformas possíveis com conteúdo de qualidade”, garante.

Além de Rech, estiveram representando a empresa de comunicação da Serra Gaúcha, Marcos Dyts Piccoli, Diretor Comercial, Marcelo Piccoli, Diretor de Estrutura Digital e o Presidente do Conselho do Grupo RSCom, Carlos Domingo Piccoli.

TV 3.0

Nesta edição, o SET EXPO também recebeu em sua abertura oficial o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que falou sobre o papel do seu ministério no desenvolvimento da área. Durante o evento, adiantou que a portaria de licenciamento de estações de radiodifusão permitirá a regularização de mais de 2.500 emissoras e mais de 7.000 estações de TV digital, que prestam serviço de radiodifusão.

Durante sua participação, também afirmou que a TV 3.0, cujo padrão deve ser definido até o final do ano que vem, traz enormes possibilidades, como publicidade interativa, comércio eletrônico integrado e conteúdos exclusivos.

Congresso

Como tradicionalmente acontece, os painéis foram separados em trilhas como Negócios, Conectividade, Segurança, Consumo de Mídia e Produção, Rádio, Regulatório e Acadêmico. Entre os palestrantes convidados, representantes de empresas líderes de mercado, como a Amazon, Globo, Google, SBT, RecordTV, Bandeirantes, Embratel, Intelsat e entidades como a Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e e a Abratel – Associação Brasileira de Rádio e Televisão.

Entre os assuntos explorados estiveram, por exemplo, os ataques de ransomware em transmissoras de TV no Brasil, assim como a pirataria, desafio que gera prejuízos de mais de R$ 12 bilhões ao ano, segundo dados Frente Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP). Meios para reduzir a oferta e a disseminação de conteúdo pirata por meio de caixas de IPTV e sites clandestinos foi um dos focos entre especialistas do setor público e privado.

O potencial da tecnologia de nuvem para a produção audiovisual também foi discutido entre palestrantes. A tecnologia, embora tenha enorme potencial para tornar as produções de conteúdo ao vivo mais ágeis, flexíveis e baratas, ainda depende de hardwares físicos e aplicações locais.

O surgimento do 5G, que no evento foi considerado responsável por já ter transformado o audiovisual, também foi destaque. A tecnologia tem sido usada prioritariamente para conexões entre empresas e consumidores (B2C), mas a verdadeira revolução virá com a interação entre empresas (B2B) – resultando em uma indústria muito mais eficiente.

Durante o congresso, também foi divulgado que a TV 3.0 deve ter uma demonstração fim-a-fim no SET Expo 2024 e começar a operar no país em 2025. Os convidados também discutiram a regulação das políticas públicas setoriais do audiovisual brasileiro, e a introdução de novas tecnologias, a regulamentação de novas plataformas e a inteligência artificial.

Feira

Pelos corredores do Pavilhão Azul do Expo Center Norte, profissionais desse amplo setor de mídia e entretenimento entraram em contato com as mais avançadas tecnologias do mercado, especialistas e contatos de nova e longa data. Como de costume, a entrada foi gratuita.

As principais empresas que representam toda a cadeia da área audiovisual estiveram presentes.

Mas além da exposição nos estandes, este ano a organizadora do evento também ofereceu o espaço Arena de Conteúdo SET Experience, 100% aberto ao público e instalado em pleno pavilhão. Quem assistiu às palestras pôde acompanhar temas como “A modernização do CEDOC da TV Cultura”, “Soluções para produções ao vivo”, dicas de empreendedorismo, transmissão em 5G, tecnologia de inteligência artificial para o audiovisual, entre outros, ao longo de três dias de evento de feira.

O SET Expo volta em 2024, de 19 a 22 de agosto em novo espaço. A próxima edição será no Distrito Anhembi.

O Grupo RSCOM é um dos maiores grupos de comunicação do interior do estado.

Com sedes nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Montenegro e Porto Alegre, tem sua maior penetração na Serra Gaúcha, Vale do Caí e Região Metropolitana de Porto Alegre.

As emissoras e portais de conteúdo são líderes de audiência e representam grande impacto e relevância de marca para seus clientes anunciantes. O papel do Grupo RSCOM, através dos seus veículos, é prestar o serviço de informar com responsabilidade, gerar entretenimento e lazer à sociedade onde atua.

Hoje, o grupo possui uma estrutura de cinco emissoras de rádio e dois portais de conteúdo na web, além de um braço internacional de conteúdo. Fazem parte do portfólio do Grupo RSCOM as emissoras Rádio Viva 94.5 FM, Rádio Jovem Pan Serra Gaúcha 92,5 FM, Rádio Jovem Pan Grande POA 90,7, Rádio Serrana 106.1 FM, Rádio Amizade 1070 AM, Portal Leouve e Portal Olá Serra Gaúcha.

Atualmente, o Grupo RSCOM conta com mais de 100 colaboradores, sendo diretos e/ou terceirizados e procura capacitá-los ao máximo. Os estúdios de rádio e webtv, parque de transmissões, estrutura física de internet e frota de unidades móveis estão equipadas com o que há de mais avançado em se tratando de tecnologia. Tudo para oferecer o melhor em comunicação para todo o sul do Brasil.