Memória LEOUVE

Com presença do governador do Vêneto, Santa Tereza inaugura 'Leone Nelle Piazze'

Com presença do governador do Vêneto, Santa Tereza inaugura 'Leone Nelle Piazze'

Com a presença do governador da região do Vêneto, Luca Zaia, foi inaugurado oficialmente o monumento “Leone Nelle Piazze” no município de Santa Tereza em uma cerimônia de Gemellaggio com San Biagio di Callalta. O evento ocorreu na tarde de terça, 15 de novembro, feriado de Proclamação da República. O monumento foi o último dos cinco “Leone di San Marco”, ou “Leone Alato”, símbolo da região do Vêneto e do cristianismo, inaugurados no Rio Grande do Sul.

 

O governador do Vêneto veio ao Brasil, em retribuição a visita da comitiva gaúcha no último dia 21 de outubro, onde o Governador do estado, José Ivo Sartori, estreitou laços com a região Italiana. Zaia esteve anteriormente em Buenos Aires na Argentina, e desembarcou no RS nesta semana para cumprir agenda. Esta é a primeira vez que um governador do Vêneto visita o estado em mais de 140 anos de imigração italiana no Brasil.

 

Em seu pronunciamento, no dialeto Vêneto e bem humorado, Zaia se disse orgulhoso e contou a história de seu avô que nasceu no Brasil “pra mim é um orgulho estar aqui, me sinto verdadeiramente orgulhoso de ter o mesmo sangue vêneto que vocês e também porque meu avô nasceu aqui no brasil, no dia 5 de maio de 1896, e morreu na itália em setembro de 1996 … ele me contava o que era o brasil, me contava como tratavam os vênetos, me dizia o que encontrou aqui … então tenho orgulho do que fizeram os nossos vênetos aqui … também por que não é só a língua, mas sim a história, é a vontade de fazer, o empenho, a determinação, essas coisas que nos ligam fortemente”.

 

Zaia também se mostrou chateado pelo fato de os descendentes de imigrantes emperrarem na burocracia brasileira quando tentam encaminhar passaporte ou cidadania italiana “temos mais vênetos fora da itália no que na própria itália … e é escandaloso que a nível nacional se cobre 300 dólares para fazer a cidadania porque é um direito de ter a cidadania italiana não tem que ter custo, não podemos aceitar essas coisas como também não é aceitável que se espera mais de ano para se ter um passaporte … é por essas coisas que travaremos uma batalha para dar passaporte a cada um que vive aqui, dar a cidadania é como dizer obrigado por tudo o que fizeste e tudo o que fizeram os teus antepassados”. Destacou.

 

Além de Santa Tereza, outras quatro cidades já haviam recebido o Leão Vêneto: Flores da Cunha, Antônio Prado, Sobradinho e Ilópolis, todos eles em 2013. O projeto iniciou em 2010, quando os cinco leões começaram a ser esculpidos para serem doados aos municípios que tem o Gemellaggio com cidades italianas do Vêneto. O monumento de Santa Tereza pesa mais de 600kg e foi depositad em uma rocha de basalto com cerca de 15 toneladas representando a força dos imigrantes que chegaram à cidade ao final no século IX.

 

Participaram da cerimônia com suas comitivas os prefeitos, Guilherme Pasin de Bento Gonçalves, Lídio Scortegagna de Flores da Cunha, Claiton Gonçalves de Farroupilha, Olmir Rossi de Ilópolis e Vilmar Carbonera de Vila Flores, além do Prefeito de Santa Tereza Diogo Siqueira, o secretário da Cultura do RS, Victor Hugo Silva, vereadores e lideranças regionais. Após a cerimônia todos foram convidados para um jantar no Restaurante Mamma Gemma, no Vale dos Vinhedos.