Memória LEOUVE

Ato na Praça Dante Alighieri encerra dia Nacional de Mobilização em Caxias

Ato na Praça Dante Alighieri encerra dia Nacional de Mobilização em Caxias

O Dia Nacional de Mobilização foi encerrado com um ato público na tarde desta sexta-feira, dia 11, em Caxias do Sul. A manifestação, que ocorreu na Praça Dante Alighieri às 17h, foi organizada pelas centrais sindicais e contou com a presença de sindicalistas e estudantes, além de angariar pessoas da sociedade civil em geral. Cerca de 200 participaram do movimento.

 

Algumas lideranças políticas da região também estiveram presentes no ato. Assis Melo (PCdoB), que reassume uma cadeira na Assembleia Legislativa em janeiro de 2017, e o Deputado Federal Pepe Vargas (PT) criticaram as medidas propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB). A PEC 55 (antiga PEC 241) e as reformas no setor previdenciário e trabalhista foram os principais alvos.

 

O Deputado Federal Pepe Vargas definiu como um grande retrocesso a possível aprovação da Proposta de Emenda à Constituição de número 55, que congela os investimentos federais por 20 anos. “Não só é a saúde e a educação que vão perder. Todas as políticas sociais vão perder e terão redução de recursos orçamentários. Os recursos para estímulos a setores econômicos que geram emprego e renda no nosso país também vão diminuir. A PEC congela pelo valor da inflação as despesas primárias, mas não congela as despesas financeiras. Isso significa que se o governo quer gastar 1000% a mais pagando juros ele pode, mas não pode investir mais que a inflação na saúde e nas políticas que são importantes para a nossa população”, defendeu o deputado.

 

A movimentação do dia Nacional de Mobilização iniciou às 4h da manhã em frente à Visate. Os dirigentes sindicais liberaram a saída dos ônibus do transporte público por volta de 6h. Na sequência, uma parte das lideranças se dirigiu à Fras-le, onde o vice-presidente do Sindicato, Claudecir Monsani, comandou uma assembleia com os trabalhadores do primeiro turno. Monsani disse que o motivo da mobilização de hoje é alertar os trabalhadores sobre a perda de direitos que virá caso a PEC 241/55 seja aprovada. “Contamos com a mobilização dos trabalhadores para mantermos o que foi conquistado com a luta de muitos anos”, disse Monsani.

 

As mobilizações também ocorreram em frente as empresas Randon e Mundial. Na parte da tarde, a mobilização teve uma Plenária no auditório do Sindiserv e terminou com o ato na Praça Dante Alighieri.