Memória LEOUVE

MP investiga falta de medicamentos em farmácias públicas de Caxias do Sul

MP investiga falta de medicamentos em farmácias públicas de Caxias do Sul

A falta de medicamentos nas farmácias do Centro Especializado de Saúde (CES) chegou à Justiça. Na tarde desta sexta-feira, dia 11, o Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para investigar irregularidades no fornecimento de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica de Caxias do Sul.

 

A Dra. Adriana Karina Diesel Chesani, Promotora de Justiça titular da 5ª Promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul, requisitou informações ao município. Ela também cobrou a adoção de providências urgentes para a disponibilização imediata dos medicamentos, cujo fornecimento encontra-se irregular a todos os cidadãos que tenham tido o pedido deferido administrativamente. Atualmente, mais de 20 remédios estão em falta para a população caxiense.

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota, admitiu a falta dos medicamentos e alegou que um atraso na liberação de recursos para a compra foi a causa do problema. Na nota, o município garante que está em fase final para publicação das empresas vencedoras do novo processo licitatório. Com isso, a Secretaria de Saúde acredita que o abastecimento deve ser normalizado até dezembro deste ano.

 

Lista dos medicamentos em falta

 

prednisona 20mg comprimidos

gatifloxaxino 0,3% + prednisolona 1% solução oftálmica

beclometasona 400mcg pó para inalação

ácido valproico 50mg/ ml susp. oral

clorpromazina 40mg/ml sol. oral

fluoxetina 20mg cápsulas

espiramicina 500mg comprimidos

carbamazepina 200mg comprimidos

diazepam 10mg comprimidos

óleo mineral 

risperidona 1mg/ ml solução oral

dinitrato de isossorbida 5mg comprimidos

prednisona 5mg comprimidos

levomepromazina 25mg comprimidos

alendronato de sódio 70mg comprimidos

succinato de metoprolol 50mg comprimidos

formoterol 12mcg cápsulas para inalação

ácido valproico 250mg comprimidos

doxazosina 2mg comprimidos

amitriptilina 25mg comprimidos

 

Alternativa

 

A Secretaria de Saúde indica, ainda, que alguns dos medicamentos em falta podem ser adquiridos na rede própria da Farmácia Popular, localizada na Rua Garibaldi, n° 543: diazepam comprimido 10mg, ácido valpróico suspensão oral 50mg/ml, carbamazepina comprimido 200mg, prednisona comprimido 5mg e 20mg, fluoxetina cápsula 20mg, amitriptilina comprimido 25mg, alendronato de sódio comprimido 70mg.