Comportamento

Secretaria da Saúde de Garibaldi investe em novo método para tratamento de lesões

A partir desta semana, placas de alginato de cálcio com prata estão disponíveis nas unidades de saúde

(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Pensando no bem-estar da população e qualidade de vida, a Secretaria da Saúde está utilizando um novo tratamento para a melhor cicatrização de lesões e diminuição no tempo do processo inflamatório, a partir da aquisição de placas de alginato de cálcio com prata.

O alginato de cálcio com prata atua no tratamento de feridas, tendo como principal função a absorção do exsudato (substância produzida pelo processo inflamatório do local lesionado). Altas concentrações dessa substância no local propiciam a proliferação de bactérias, por isso o controle é importante. Também o excesso de exsudato na ferida ocasiona a maceração da pele saudável impedindo a cicatrização.

Estas placas são indicadas para feridas que estão com infecção mais severa, por possuir uma capacidade de absorção e controle bacteriano e em lesões com sangramento, agudas, crônicas, profundas ou superficiais. Além disso, podem ser utilizadas em úlceras na região da perna, úlceras de pressão e pé diabético, áreas doadoras, feridas traumáticas e queimaduras de segundo grau.

De acordo com a secretária da pasta, Clarisse Lagunaz, a nova aquisição trará benefícios para os pacientes. “A placa de alginato de cálcio com prata pode ficar até sete dias no leito da ferida, isso faz com que o paciente não precise se deslocar todos os dias até a unidade de saúde para fazer um novo curativo. Além disso, com a ação do composto no local é possível uma melhora mais rápida do quadro”, explica.

O uso do novo método será efetuado conforme necessidade, a partir de avaliação médica, estando disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Saiba mais 
Ronda da Cidadania volta a acontecer em Garibaldi