Memória LEOUVE

Delegação italiana da região de Lazio visita Garibaldi

Delegação italiana da região de Lazio visita Garibaldi

Catorze integrantes do Convivium Slow Food Territori del Cesanese, da região de Lazio, na Itália, estão em Garibaldi nesta semana. Os europeus realizam um intercâmbio cultural na Serra Gaúcha para conhecer formas de produção, manejo e a rotina local. O grupo chegou no dia 7 e permanece no Brasil até o dia 19. Motivados por um gemellaggio (palavra italiana que define um intercâmbio cultural, econômico e político), o convivium italiano representa o Slow Food, movimento mundial que luta para que o alimento seja “bom, limpo e justo”, respeitando a terra e aliando a qualidade ao prazer da alimentação.

 

Em outubro de 2015, um grupo brasileiro que integra o Slow Food Primeira Colônia Italiana, formado por nutricionistas, chefs de cozinha, agricultores, produtores de vinho, proprietários de restaurantes e pessoas interessadas nos princípios do movimento – que surgiu em solo italiano -, conheceu e participou de diversas atividades práticas. Entre elas, a produção de vinhos, a extração do azeite de oliva, a colheita do açafrão, a elaboração de queijos, o processo de obtenção de cervejas artesanais, o cultivo de feijões, a degustação de mel e a confecção de biscoitos típicos, todas as atividades vinculadas ao movimento.

 

Em solo garibaldense, a líder do convivium do Slow Food Territori del Cesanese, e anfitriã italiana, Francesca Litta, comentou a visita inédita ao Brasil. “Estamos muito felizes em visitar essa parte do Brasil, que é menos conhecida no exterior, mas que se aproxima muito das experiências que nós temos na Itália. Nós produzimos vinho, vocês produzem vinho, essa é a parte do país que mais nos encanta”. Hospedados no Sítio Crescer, Francesca enfatizou a beleza da cidade.  “O lugar escolhido é ótimo. Nosso grupo busca exatamente essa ligação com a natureza. A recepção está sendo maravilhosa e agradecemos todo o carinho”, declarou sorrindo.

 

O convivium local é coordenado e articulado pela secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero. "Desde a fundação do nosso convivium, temos procurado trabalhar os princípios norteadores do Slow Food em várias ações. Esta troca de vivências e experiências com o grupo italiano é fundamental para que possamos ampliar nossos conhecimentos e reforçar a busca pelo alimento bom, justo e limpo", acredita Ivane.

 

Atualmente, o convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana conta com 88 associados. A agenda dos visitantes segue intensa para os próximos dias e conta com a ajuda, além dos moradores da região, da associada do grupo local, Luana Tusset, que reside na Itália e é natural de Bento Gonçalves. Em Garibaldi, o grupo terá uma intensa programação que contempla visitas a vinícolas que integram a Rota dos Espumantes, estabelecimentos da Estrada do Sabor, passeio de Tim-Tim e visita ao Parque Fitarelli. Na região, também visitam Bento Gonçalves, Canela, Gramado, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.