Bento Gonçalves

Sonhos não envelhecem: EJA EAD do Sesc forma 25 pessoas em Bento Gonçalves e Farroupilha

Primeiras turmas do projeto colam grau na próxima sexta-feira, já pensando nos próximos passos dentro dos estudos

EJA EAD do Sesc
Após concluir o ensino médio, Joice quer cursar Farmácia (Foto: Leon Sanguiné/RSCOM)

Quando Joici Gomes subir para pegar o diploma de aprovada no curso Ensino de Jovens e Adultos (EJA) EAD do Sesc, na sexta-feira (11), um universo inteiro se abrirá magicamente à frente da bento-gonçalvense. Nada de truque, porém. Será resultado de todo o esforço para, enfim, conseguir completar os estudos. Dela e de todos os 25 alunos que se formarão a partir do projeto nos polos de Bento Gonçalves e de Farroupilha.

A cerimônia ocorrerá a partir das 19h, no Sindilojas Farroupilha, com todas as justas pompas. Neste momento, colará grau a primeira turma a completar o curso gratuito dentro do formato de ensino à distância (EAD) do EJA do Sesc. A iniciativa, criada a nível nacional, tem desdobramentos na região. As aulas, gratuitas, dividem-se em três módulos, duram um ano e meio e são compostas pela grade curricular tradicional e mais um curso técnico em produção cultural. Podem se inscrever pessoas com pelo menos 18 anos e renda familiar bruta de até três salários mínimos.

Com o sonho de fazer faculdade de Farmácia, Joici elenca como os principais ganhos com o curso a criação de novos vínculos, o aprofundamento do saber e, claro, poder concluir os estudos. “Eu quero continuar estudando, continuar nesse ritmo. Essa iniciativa do Sesc é muito boa exatamente por ser gratuita e facilitada, por conseguirmos estudar a partir do celular.”

O diretor do Sesc Bento Gonçalves, Jaques Fachinelli, comenta que a vinda do curso EJA EAD para a cidade é o primeiro passo dentro do objetivo do polo em se tornar uma referência do sistema.”Nos trouxe conhecimento, em termos de gerir uma escola, além de novos profissionais com experiência nesse setor”, diz.  Como próximos passos, ele elenca a abertura de escola de nível infantil e fundamental no município. “Nossa intenção é sempre entregar capacitação para as pessoas, abrir portas no mercado”, conclui.

Supervisora da EAD EJA do Sesc Bento Gonçalves, Juliane Maria Bassani Dias acrescenta que o projeto casa com a proposta central do Sesc de cuidado com as pessoas. “É um olhar diferente. Temos alunos dos 18 até mais de 60, 70 anos. E cada um precisa de atenção diferente, tem dificuldades e habilidades próprias. Assim, tu desperta nelas a vontade de ir atrás dos sonhos.”

Após a formatura desta sexta-feira (11), novos estudantes ingressarão no EJA EAD dos Sesc de Bento Gonçalves e Farroupilha na segunda quinzena de agosto. Existem cerca de 10 vagas remanescentes que serão abertas à população em edital a ser divulgado em breve.

Joice Gomes junto ao diretor do Sesc Bento Gonçalves, Jaques Fachinelli, e a supervisora do curso, Juliane Maria Bassani Dias (Foto: Leon Sanguiné)