Memória LEOUVE

Moradores discutem redução da área urbana no Vale dos Vinhedos

Moradores discutem redução da área urbana no Vale dos Vinhedos

As comunidades dos distritos de Bento Gonçalves estão debatendo as alterações no Plano Diretor sugeridas pelo estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os encontros promovidos pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) propõem que os moradores apresentem mudanças e melhorias para as comunidades.   

 

A última revisão do Plano Diretor de Bento Gonçalves ocorreu em 2006, e pela legislação federal as modificações devem ocorrer a cada 10 anos. O atual debate iniciou em 2014, com a sensibilização, levantamento de dados e assinatura do contrato com a UFRGS para execução da leitura técnica. Após os encontros com os distritos, devem ocorrer audiências públicas, para em 2017 ser encaminhado o novo projeto de lei, a votação da mesma, e posteriormente a implementação das novas regulamentações. 

 

A arquiteta do Ipurb, Cristiane Bertoco, destaca que a principal mudança prevista é no Vale dos Vinhedos, com a redução da área urbana.  Os encontros já foram realizados no Vale dos Vinhedos e Tuiuty. Nesta quarta-feira, dia 09, às 19h, ocorre no Salão Paroquial do Distrito de Faria Lemos. E na quinta-feira, dia 10, às 19h, no Salão Comunitário do Distrito de São Pedro.