Memória LEOUVE

Plano Diretor de Bento Gonçalves começa a ser debatido nos distritos

Plano Diretor de Bento Gonçalves começa a ser debatido nos distritos

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) promove durante esta semana reuniões setoriais nos quatro distritos de Bento Gonçalves para debater mudanças no Plano Diretor. A última revisão ocorreu em 2006, e resultou na lei que dispõe sobre o desenvolvimento urbano e rural e instituiu o plano diretor de desenvolvimento integrado do município.

 

Pela legislação federal (Estatuto das Cidades – Lei 10.257 de 10 de julho de 10 de julho de 2001), a revisão deve ocorrer a cada 10 anos. A atual revisão iniciou em 2014, com a sensibilização, levantamento de dados e assinatura do contrato com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para execução da leitura técnica.

 

Nesses encontros nos distritos os participantes poderão, além de debater os pontos apresentados pela equipe técnica, propor mudanças e melhorias para suas comunidades, que serão estudadas em conjunto. "A participação dos integrantes das comunidades nas reuniões é imprescindível para o bom andamento dos trabalhos e para construir uma discussão do que é melhor para o coletivo", enfatiza a coordenadora dos encontros, arquiteta do Instituto, Cristiane Bertoco.

 

Cronograma dos encontros

– Dia 07 de novembro, às 19h – Distrito de Tuiuty – Salão Comunitário
– Dia 08 de novembro, às 20h – Distrito do Vale dos Vinhedos – Salão do 8 da Graciema
– Dia 09 de novembro, às 19h – Distrito de Faria Lemos – Salão Paroquial
– Dia 10 de novembro, às 19h – Distrito de São Pedro – Salão Comuntári