Caxias do Sul

Caxias do Sul é selecionada para projetos de transformação digital da América Latina

Município participou previamente de diagnóstico com outras seis cidades do país e representará o RS

Economia de Caxias do Sul acumula crescimento de 5,8% no primeiro semestre
Foto: Prefeitura de Caxias/divulgação

Caxias do Sul é uma das três cidades selecionadas para a segunda etapa da cooperação técnica de transformação digital de municípios. A Corporação Andina de Fomento (CAF), do Banco de Desenvolvimento da América Latina, e o Consórcio Latina América Smart Cities anunciaram nesta semana as cidades escolhidas. Caxias, que é a única do Sul do país a participar, está na lista junto a Belém (PA) e Boa Vista (RR).

Conforme a CAF, a maturidade digital dos municípios, somada ao comprometimento no envio das informações solicitadas, foram os fatores determinantes na escolha. A vice-prefeita, Paula Ioris, avalia que é uma oportunidade de avanço para tornar Caxias uma cidade inteligente.

“Nós estamos muito felizes com esse resultado. É importante salientar o que nos proporcionou sermos escolhidos, e isso consta no resultado que eles nos enviaram. É resultado do que já foi encontrado aqui, o cenário que já construímos, a exemplo de ter uma lei moderna de inovação, por exemplo. Eles também consideraram a disposição, a prestação de contas e o nosso interesse ao sermos prestativos no retorno”, explica a vice-prefeita, Paula Ioris.

Na primeira etapa, haviam sido selecionados oito municípios para integrar um estudo sobre cidades inteligentes. Foi elaborado um diagnóstico para essas cidades, que será utilizado agora na consultoria das três selecionadas.

O Escritório de Dados, ligado ao gabinete da vice-prefeita, ficou responsável pelas respostas à CAF. A coordenadora do Escritório, Suane Moschen, explica que depois que os formulários foram recebidos, foram nomeados dez servidores para responder as questões de governança, território e infraestrutura.

A segunda etapa do programa envolve um trabalho próximo da consultoria, com cada um dos municípios, para a elaboração de projetos relacionados à temática e a partir dos desafios identificados na etapa de diagnóstico. Nas próximas semanas, o Consórcio deverá iniciar uma imersão focada na temática de transformação digital e cidades inteligentes.