Cidades

Câmara Federal aprova projeto que dá a Torres o título de Capital Nacional do Balonismo

Proposta do deputado Alceu Moreira (MDB-RS) vai para o Senado e busca potencializar o turismo local

Aprovado projeto que dá a Torres título de Capital do Balonismo
(Foto: Rafael Ribeiro / Litoral na Rede)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (01) o Projeto de Lei nº 9073/2017, que concede ao município de Torres o título de Capital Nacional do Balonismo. A matéria teve a tramitação conclusiva na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e é de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB).

Conforme o parlamentar, a proposta visa potencializar o turismo local e de toda a região. “Este é um reconhecimento que expande ainda mais o horizonte para esta linda festa, que todos os anos recebe turistas de várias partes do Brasil e do mundo, movimenta a economia e gera renda aos trabalhadores da cidade. Sem dúvidas, uma conquista de muitas mãos”, celebrou Alceu.

O deputado fez menções ao vereador Gimi Vidal (PP), aos ex-vereadores Alessandro Bauer (MDB) e Tubarão (PSDB), ao ex-secretário de Turismo Roniel Lummertz e ao deputado federal Afonso Motta (PDT) – que foi relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) – como atores essenciais na construção do projeto.

Em maio, o parecer elaborado pelo relator chegou a ser discutido e votado pelos parlamentares. Com o aval da Câmara sobre a redação final, o projeto parte para a análise do Senado. Aprovado pelas duas casas, o texto segue para a sanção presidencial.

Torres realiza anualmente o Festival de Balonismo, o maior da modalidade no país. A 33ª edição, realizada entre o fim de abril e o início de maio deste ano, teve um recorde, com a participação de 69 pilotos brasileiros e estrangeiros. Em 2024, o festival será realizado de 1º a 5 de maio.

Aprovado projeto que dá a Torres título de Capital do Balonismo
Foto: Jackson Ciceri / Arquivo

Fonte: Litoral na Rede