Memória LEOUVE

MTE proíbe transporte de garis nos estribos dos caminhões de lixo em Caxias

MTE proíbe transporte de garis nos estribos dos caminhões de lixo em Caxias

A decisão do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de proibir o transporte dos coletores de resíduos nos estribos traseiros dos caminhões de lixo em Caxias do Sul pegou de surpresa a Codeca.

 

A resolução protocolada no final da tarde de quinta-feira, dia 27, impede o transporte dos trabalhadores que atuam nos caminhões da coleta de lixo de permanecerem nos estribos traseiros dos veículos enquanto eles se deslocam pela cidade.

 

De acordo com Mauro Cavagnollo, gerente do Departamento de Limpeza Urbana da Codeca, a coleta desde o recebimento da resolução do MTE foi alterada.

 

“Começamos ontem (quinta-feira) a noite as alterações, eles estão caminhando ao lado do caminhão ou entrando na cabine. Isso está sobrecarregando os funcionários. Tu imagina, um percurso de 10, 20, 30 km, o pessoal caminhando sem o apoio do caminhão, ou então descendo e subindo da cabine a cada 20, 30 metros”, explica.

 

Para Cavagnollo, a medida prejudica os trabalhadores e uma reunião com o sindicato da categoria foi realizada durante a manhã desta sexta-feira, dia 28, para avaliar a decisão e buscar soluções. Segundo o MTE, a resolução visa preservar a integridade física e a saúde dos coletores.

 

O gerente estranhou o fato de que a Codeca não tenha recebido um prazo para se adequar as mudanças, mas garantiu que a empresa cumprira com as novas determinações.

 

“Não tivemos um prazo seja de 60, 90 ou 120 dias para encontrar uma alternativa, a indicação chegou e imediatamente tivemos que cumpri-lá. É uma decisão do Ministério do Trabalho e iremos obedecer até que outra seja tomada”, afirma.

 

A resolução também vetou o transporte do terceiro coletor na cabine dos caminhões.