Memória LEOUVE

Por que todo mundo está falando sobre A Garota no Trem

Por que todo mundo está falando sobre A Garota no Trem

"A garota no trem" é Rachel, uma mulher solitária, divorciada e alcoólatra que anda de trem diariamente, indo e voltando para Londres, com a esperança de conseguir esconder sua demissão da colega de apartamento. Todos os dias, o trem passa cruelmente pela casa onde ela uma vez viveu com seu adorado ex-marido, Tom. Ele ainda mora lá com a sua mulher atual e a filha. Rachel direciona seu foco nas casas um pouco mais adiante, onde outro jovem casal mora, e inveja a aparente abençoada parceria dos dois. Certo dia, ela fica chocada com o que vê na casa desse casal e logo depois a esposa desaparece. Rachel, convencida que o evento que testemunhou é relevante ao caso é rapidamente atraída ao mistério, mas o alcoolismo debilitante e os apagões de memória causados pela bebedeira não permitem que ela seja uma testemunha confiável para as autoridades e até para si mesma.

 

A narração de Rachel — muitas vezes difícil de ler, por vermos sua luta com muitas recaídas e como ela se agarra desesperadamente às memórias escondidas na névoa de muitas noites de bebedeira — se alterna com as narrativas das outras duas mulheres da história. Megan, a esposa desaparecida, conta uma história no início, uma que complica o sonho dourado de Rachel sobre sua vida com o seu marido Scott. Compulsivamente desleal, cheia de culpa e perdida, Megan parece ser o problema na família perfeita que o casal poderia ter tido.

 

Anna, a nova esposa de Tom, é um contraste impressionante em relação às outras mulheres; vaidosa, convencida e cheia de si, ela sente falta de ser a amante divertida e sexy que era, mas sente-se satisfeita de ter triunfado. Seu amor pelo filho e o medo da imprevisível Rachel dá uma certa intensidade ao seu personagem superficial. No entanto, logo fica claro que os apagões de Rachel e sua memória duvidosa estão escondendo algo mais profundo do que algumas noites irresponsáveis e ficamos imaginando quem entre os personagens envolvidos tenuamente estão a salvo dos segredos que escondem suas bebedeiras. Hawkins mantém a tensão elevada, até o seu final talvez levemente dramático — mas se a cena final é um pouco absurda, a recompensa, pelo menos, é fantástica, e responde a cada momento do delicioso suspense construído no decorrer da história.

 

Fonte/foto: Brasilpost