Esportes

Brasil empata com a Jamaica e está fora da Copa do Mundo Feminina

Pela terceira vez na história o país cai na fase de grupos do mundial

Esse foi o último jogo de Marta pelo Brasil em Copas
Esse foi o último jogo de Marta pelo Brasil em Copas (Foto: Thais Magalhães/CBF/Divulgação)


O sonho da Seleção Brasileira de conquistar pela primeira vez a Copa do Mundo Feminina acabou de forma dramática. Com um empate em 0 a 0 com a Jamaica, a equipe comandada por Pia Sundhage foi eliminada na fase de grupos da competição. O Brasil terminou em terceiro lugar no Grupo F com quatro pontos, um a menos que o país da América Central.

Para o confronto, Pia promoveu mudanças para deixar o time com mais experiência. A zagueira Kathellen e a atacante Marta entraram no time titular. Mesmo assim, com muita posse de bola e poucas chances criadas, o país foi eliminado pela terceira vez na história na fase de grupos. Já havia caído em 1991 e 1995.

O empate com a Jamaica representou o último jogo de Marta em Copas do Mundo.

Brasil domina, mas não abre o placar

Com a obrigação de vencer para se classificar, a primeira chance do Brasil aconteceu aos quatro minutos. Debinha tentou passar pela defesa, e a bola ficou com Marta, mas a camisa 10 chutou em cima da goleira jamaicana. Dois minutos depois, foi a vez da artilheira da seleção na Copa tentar. Após cruzamento de Antônia, a bola foi afastada por Allyson Swaby, sobrando para Ary Borges, que chutou sem direção. Time de Pia Sundhage começou pressionando pelo primeiro gol. Aos 12, foi a vez de Adriana chutar de fora, porém para fácil devesa de Becky Spencer.

A Jamaica se sentia confortável em campo com o empate no placar, até por isso, deixava a bola com a Seleção Brasileira. Até os 20 minutos, a posse estava em 77% a 23%. Mesmo assim, as chances claras de gol não apareceram. Aos 23, Tamires levantou na área, mas Ary Borges cabeceou torto.

Marta foi titular pela primeira vez (Foto: Thais Magalhães/CBF/Divulgação)
Antônia foi destaque no primeiro tempo (Foto: Thais Magalhães/CBF/Divulgação)
Tamires pela esquerda criou boas chances na etapa inicial (Foto: Thais Magalhães/CBF/Divulgação)

Com dificuldades para furar a defesa jamaicana, a partir dos 30 o Brasil intensificou as criações pelos lados, principalmente com as laterais Antônia e Tamires. Aos 38, a camisa 6 do Brasil exigiu boa defesa da goleira da Jamaica. Após lançamento de Ary, ela chutou de primeira, e Spencer precisou se esticar para defender.

Mesmo com muita pressão na etapa inicial, a Seleção Brasileira não conseguiu tirar o zero do placar. Foram mais de 70% de posse de bola e 10 finalizações, sendo seis no gol. Por outro lado, a Jamaica não ofereceu nenhum risco à meta da goleira Letícia Izidro. Fim de primeiro tempo em 0 a 0.

Muita posse de bola e sem gol

Precisando ganhar, Pia tirou Ary Borges e colocou Bia Zaneratto na volta do intervalo. A Jamaica, por sua vez, sacou Cheyna Matthews para a entrada de Tiffany Cameron. Mesmo mais ofensivo, o Brasil ainda encontrava dificuldades para furar a defesa adversária. Aos nove, Marta entrou na área, tentou o drible na zagueira e foi derrubada, mas a árbitra não marcou pênalti.

Com ataque recheado, contanto com Debinha, Marta e Bia, o Brasil seguia com a posse de bola mas não criava chances claras para o trio. Até os 20 minutos, o time de Pia Sundhage acumulava 74% de posse e três chutes, nenhum na meta defendida por Becky Spencer. A Jamaica, por sua vez, se segurava na defesa e tentava arriscar nos contra-ataques, também sem êxito.

0 a 0 fez o Brasil cair na fase de grupos (Foto: Thais Magalhães/CBF/Divulgação)
Rainha teve atuação apagada (Foto: Thais Magalhães/CBF/Divulgação)
Esse foi o último jogo de Marta pelo Brasil em Copas (Foto: Thais Magalhães/CBF/Divulgação)

Aos 35, mais mudanças na Seleção. Geyse, Duda Sampaio e Andressa Alves entraram nas vagas de Antônia, Marta e Luana. Após as trocas do Brasil, foi a Jamaica quem teve chance clara. Khadija Shaw puxou contra-ataque sozinha, mas chutou por cima. Nos minutos seguintes, a Seleção chegou com a ficar com a bola, mas não marcou. Fim de jogo em 0 a 0 e o país eliminado da Copa do Mundo Feminina.

Ficha técnica

Brasil

Escalação: Letícia; Antônia (Duda Sampaio), Kathellen, Rafaelle e Tamires; Kerolin, Luana (Geyse), Ary Borges (Bia Zaneratto) e Adriana; Marta (Andressa Alves) e Debinha.

Jamaica

Escalação: Becky Spencer; Blackwood, Allyson Swaby, Chantelle Swaby e Wiltshire; Sampson, Primus, Drew Spence; Jody Brown, Cheyna Mattews (Tiffany Cameron) e Khadija Shaw.

Cartões amarelos: Cheyna Matthews