Memória LEOUVE

Ministro admite pauta do setor na abertura do Congresso Mundial da OIV

Ministro admite pauta do setor na abertura do Congresso Mundial da OIV

Um evento que insere definitivamente a capital brasileira do vinho, Bento Gonçalves, no mapa mundial da produção de uvas e vinhos. Assim pode ser definida em poucas palavras a realização do 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que iniciou neste domingo, dia 23, com recepção aos inscritos e palestrantes, e que prossegue até a próxima sexta-feira, dia 28. Pela primeira vez no Brasil e a segunda na América do Sul, o congresso promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) tem como tema central desta edição os avanços tecnológicos diante dos desafios do mercado.

 

Nesta edição, quase 500 inscritos vindos de mais de três dezenas de países, vão participar de painéis que, como a proposição do tema dita, tratarão da qualidade no campo aos processos de elaboração e do avanço das leis que regulam o setor.

 

 

“O evento é uma grande apresentação internacional dos avanços de pesquisas nos assuntos relacionados à uva e vinho, divididos nas áreas de viticultura, enologia, economia e direito e segurança e saúde”, informa José Fernando da Silva Protas, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, integrante da comissão organizadora.

 

Durante a abertura oficial do evento, na manhã desta segunda-feira, dia 24, o mais importante fórum da vitivinicultura mundial contou com a presença do ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, e da presidente da OIV, a alemã Monika Christmann, que saudou os presentes em português. Em todos os pronunciamentos, muitos elogios à evolução dos vinhos e espumantes nacionais e à organização do setor. Em seus pronunciamentos, os dois se referiram de maneira carinhosa à cidade que acolhe o congresso.

 

Para Monika, estar no país será uma oportunidade única para conhecer de perto uma cultura e um lugar da qual já ouviu muito e pelo qual tem especial curiosidade.

 

"Estou convencida de que todos os trabalhos selecionados que serão apresentados no evento levarão a uma melhor compreensão mútua graças ao belo entorno oferecido pelo Brasil nesta bela região de Bento Gonçalves", afirmou.

 

Maggi lembrou os tempos de pioneirismo gaúcho no oeste paranaense e revelou que sua família, que saiu do Rio Grande do Sul para o Paraná e, depois, para abrir novas fronteiras agrícolas no mato Grosso, passou por aqui.

 

"Tenho uma ligação sentimental com Bento Gonçalves", confessou o ministro, que acenou com a possibilidade de incluir na pauta do governo as reivindicações do setor, como a inclusão no Supersimples e a realização de um cadastro nacional.

 

As tendências e novidades desse universo serão apresentadas em mais de 300 trabalhos que integram a programação científica. A abertura da programação contou com duas palestras. A Conjuntura da Vitivinicultura Mundial apresentada pela OIV, ficando a cargo da Embrapa Uva e Vinho e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), as informações referentes à Conjuntura da Vitivinicultura Brasileira.

 

Também integram a programação jantares harmonizados em diferentes vinícolas da Serra Gaúcha e as visitas técnicas, distribuídas em cinco roteiros enoturísticos. Encerrando o evento, no dia 28, ocorre a assembleia geral da OIV, com a discussão de projetos da vitivinicultura mundial e o Jantar de Gala.

 

O 5º Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais, realizado no último dia 19, em Petrolina (PE), precedeu o evento na Serra Gaúcha, que contará com uma programação artística para apresentar um pouco da diversidade cultural brasileira aos participantes e promover a integração com o público local. “Buscamos diferentes gêneros e mesmo não sendo uma realidade da região, fizemos questão em trazer um pouco de samba para o evento”, anunciou Carlos Raimundo Paviani, diretor de Relações Institucionais do Ibravin, integrante da comissão organizadora, ao informar sobre a presença da Escola de Samba do Estado Maior da Restinga, de Porto Alegre, em evento aberto à comunidade na Rua Coberta de Bento Gonçalves (Rua Rolando Gudde) na noite do dia 26.

 

A realização do Congresso no Brasil é coordenada e presidida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e compõem a Comissão Organizadora do evento a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.
        

 Os roteiros

 

Altos Montes (Nova Pádua e Flores da Cunha)

Rota dos Espumantes (Garibaldi)

Vale dos Vinhedos e Monte Belo (Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul)

Pinto Bandeira e Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves)

Vale do Rio das Antas – Tuiuty e Faria Lemos (Bento Gonçalves)

 

SERVIÇO

39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho
Quando: 23 a 28 de outubro de 2016
Onde: Centro de Convenções do Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves (RS)
Informações e inscrições: www.oiv2016.org.br/pt/inscricoes