Memória LEOUVE

Eleições esquentam e entram na sua reta final em Caxias do Sul

Eleições esquentam e entram na sua reta final em Caxias do Sul

As eleições em Caxias do Sul entram na sua semana decisiva a partir deste domingo, dia 23, quando faltará apenas uma semana para o dia 30 de outubro data da realização do segundo turno no município.

 

Depois de 12 anos a população caxiense novamente terá que decidir no segundo turno quem será seu futuro prefeito, na última vez que isso ocorreu em 2004, o atual governador do estado José Ivo Sartori (PMDB), com 52,43% dos votos, venceu Marisa Formolo que obteve a preferência de 47,57% do eleitorado.

 

Desta vez Edson Néspolo (PDT) e Daniel Guerra (PRB), concorrem ao cargo máximo da administração municipal. A expectativa é de que novamente a diferença entre os candidatos seja pequena. Apesar de Néspolo ter vencido o primeiro turno com larga vantagem, 102.044 votos (43,54%), contra 68.214 votos (29,11%) de Guerra, uma pesquisa divulgada pelo instituto Veritá apontou para empate técnico entre os dois no segundo turno. 

 

A pesquisa que ouviu 1.034 pessoas entre os dias 4 e 9 de outubro, colocou Daniel Guerra na frente com 50,2% da preferência, diante de 49,8% de Edson Néspolo (PDT). Como a margem de erro é de 3%, ficou constatado um empate técnico entre os dois. 

 

O decorrer da campanha também acirrou os ânimos dos candidatos. Nos vários debates realizados pelos veículos de comunicação e demais instituições de Caxias do Sul, os postulantes ao cargo de prefeito protagonizaram trocas de farpas e enfrentamentos ferrenhos de ideologias e propostas.

 

Na última semana mais um ingrediente esquentou as eleições. O vereador Jó Arse (PDT), apresentou uma denúncia na Câmara de Vereadores de que Heron Fagundes que atualmente é coordenador de campanha de Guerra e antes era assessor político do candidato que também é vereador não estaria cumprindo com seus horários o acusando de ser um “assessor fantasma”.

 

A acusação foi rechaçada por Guerra que via assessoria de imprensa afirmou ter provas de que Fagundes cumpriu seus deveres e trabalhou, ele também ingressou com uma representação contra Jó Arse.

 

Nas redes sociais também é possível ver o embate entre eleitores de Néspolo e Guerra, tentando angariar os votos de indecisos ou das mais de 59.229 pessoas que votaram em Pepe Vargas (PT), ainda no primeiro turno.

 

Edson Néspolo ou Daniel Guerra você já escolheu em qual votar? A votação do próximo domingo, dia 30 de outubro definirá qual dos dois será o prefeito de Caxias do Sul até o ano de 2020. Se você ainda tem dúvidas uma a Rádio Viva em parceria com o Portal Leouve realizam segunda-feira, dia 24, o debate do segundo turno entre os candidatos a prefeitura. Ele começara às 20h e será transmitido pela Rádio Viva na frequência 94.5 e pela página oficial do Leouve no Facebook via streaming de vídeo, não perca.