Memória LEOUVE

Candidatos a prefeitura de Caxias participam de painel na Faculdade Anhanguera

Candidatos a prefeitura de Caxias participam de painel na Faculdade Anhanguera

Os alunos da Faculdade Anhanguera lotaram o auditório da faculdade na noite de segunda-feira, dia 17, para ouvir os dois candidatos a prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo (PDT) e Daniel Guerra (PRB) apresentarem suas propostas para governar a cidade.

 

O “Painel de Ideias” foi organizado pelas alunas do curso de Serviço Social da entidade e teve a parceria da Rádio Viva FM 94,5. O painel contou com a mediação do editor-chefe do Grupo RSCOM, Rogério Costa Arantes, que durante uma hora intermediou o bate-papo entre Guerra e Néspolo.

 

Aproximadamente 400 alunos assistiram à exposição de idéias dos postulantes ao cargo de prefeito caxiense para o período de 2017 até 2020. 

 

Durante uma hora, os dois candidatos falaram sobre temas propostos pela organização do painel, que foram desde educação até o debate de assuntos mais atuais, como as questões de gênero, diversidade, discriminação e orientação sexual. 

 

Temas mais tradicionais como saúde, transporte e segurança também foram abordados e tiveram bastante ênfase por parte dos debatedores.

 

Para a diretora da Faculdade Anhanguera, Érica Norimar Pacheco Ramos, o debate contribuiu não só para os alunos para também os candidatos conhecerem e até mesmo retornarem a um ambiente essencial que é o do conhecimento.

 

“É fundamental para que nesse momento de tomar uma decisão em relação ao voto, eles estejam frente a frente com os candidatos para saber o que eles tem a dizer a comunidade acadêmica. E eu acho que foi isso que aconteceu nessa noite aqui na faculdade”, comenta.

 

Para a diretora essa aproximação também de certa forma acaba fazendo que a responsabilidade aumente em relação a própria formação de opinião quanto a capacidade dos candidatos. “A gente sabe que existem muitas pessoas que estão descrentes com a política e um confronto de ideias como esse faz os alunos se interessarem mais e por contrapartida conhecerem o que eles querem para a nossa cidade quando chegarem na prefeitura”, ressalta.

 

Já as alunas do curso de Serviço Social, Bianca Schimith e Fernanda Osório, que foram as mentoras da ideia de ter a presença dos candidatos expondo seus pensamentos na faculdade, comemoraram a resposta dada por eles. 

 

“Na verdade a gente tentou fazer isso no primeiro turno das eleições, mas acabou não dando certo. Aí trouxemos a ideia para o segundo e começamos articular junto com as assessorias, e depois elaboramos os temas das perguntas, com apoio da coordenação e dos outros alunos que também ajudaram bastante. Ficamos com muito receio no início, mas deu tudo certo”, conta Bianca Schmith.

 

Para aluna Fernana Osório o debate refletiu aquilo que os políticos pensam em relação ao próprio trabalho do curso de serviço social, que teve a ideia do encontro. 

 

“A gente trabalha em torno de politicas sociais então temos todo um aparato para ter mais conhecimento do que é constituição e dentro disso buscamos focar o trabalho no usuário, para até mesmo poder orienta-los do que realmente quer dizer politica sociais, já que algumas perguntas foram direcionadas a essas questões”, lembra.