Memória LEOUVE

Primeira Feira do Livro na Estação Férrea chega ao fim em Caxias do Sul

Primeira Feira do Livro na Estação Férrea chega ao fim em Caxias do Sul

A 32ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul chegou ao fim na noite do último domingo, dia 16. Durante os 17 dias de evento 247 mil pessoas passaram pela feira que nesse ano teve como palco a Praça das Feiras, no Largo da Estação Férrea, localizado no bairro de São Pelegrino.

 

As 30 bancas participantes venderam um total de 41.221 mil exemplares, um número inferior aos 67.555 mil de 2015, representando uma queda de 40% nas vendas. O público também apresentou redução enquanto no ano passado 270 mil pessoas visitaram o evento, nesta edição foram 247 mil.

 

A grande polêmica da 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul, foi justamente a troca de local do evento. A feira deixou a Praça da Dante Alighieri, e foi transferida para a nova Praça das Feiras, gerando o descontentamento de livreiros, escritores da região e até de parte do público. Inclusive a Associação dos Livreiros Caxienses deverá lançar nos próximos dias um balanço paralelo do evento

 

Para a secretária de Cultura de Caxias do Sul, Rúbia Frizzo, o novo local proporcionou uma melhor recepção ao público que visitou a Feira do Livro.

 

“A receptividade foi muito boa, nós temos depoimentos de pessoas que estiveram no local. Acessibilidade ampliada, para pessoas com deficiência, espaço pets, o pet-stop para os animais e um local bastante seguro com o trabalho da Guarda Municipal”, destacou.

 

De acordo com Rúbia Frizzo, 55 escolas caxienses visitaram a Feira do Livro. Ela também salientou que apesar da queda no número de exemplares vendidos muitos livreiros afirmaram terem tido um faturamento superior ao da edição passada do evento.