Memória LEOUVE

Onda gigante causa pânico e estragos no litoral sul de Santa Catarina

Onda gigante causa pânico e estragos no litoral sul de Santa Catarina

Uma onda gigante foi responsável por causar pânico e estragos na beira da praia, no meio da tarde em Morro dos Conventos, litoral sul de Santa Catarina.

 

Por volta das 16h25min, deste domingo, dia 16, a água começou a subir e assustar os banhistas que estavam em grande número em algumas praias, como Barra Velha, Rincão e Barra do Torneiro.

 

A onda foi tão intensa que as águas chegaram em praias de Araranguá e Içara, causando estragos em quiósques e levando alguns veículos para dentro do mar.

 

Conforme informações do Sargento Cleiton, dos Bombeiros de Içara, o fenômeno causou apenas danos materiais e um susto nos banhistas. “Tinha bastante gente quando aconteceu. Fomos acionadoe logo em seguida e fomos em busca de possíveis desaparecidos. O que não se confirmou. Pois o que houve foram apenas desencontro de pais e filhos pequenos nas áreas mais atingidas, mas ninguém ficou ferido ou chegou a se machucar em função da onda”, conta.

 

Em algumas imagens divulgadas pelos bombeiros e pela Polícia Militar de Santa Catarina dá para notar o desespero das pessoas que foram surpreendidas pela subida rápida da maré.

 

Segundo o professor de Oceanografia Geológica da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Lauro Calliari, o fenômeno é chamado de Tsunami Meteorológico, e ocorre quando o tempo está muito instável. Sol, nuvens e muito vento, cenário no qual o Cassino se encontra nos últimos dias, contribuiu com a aparição da onda.

— A onda aparece quando acontece o que chamamos de linhas de instabilidade. Uma onda que se forma na atmosfera se transfere para o oceano, fazendo pressão em determinado ponto, o que faz com que a água seja empurrada — explica Calliari.

Denominado squall line, o fenômeno faz com que o nível do mar suba e desça, propagando a onda.

Segundo Calliari, o Tsunami Meteorológico já aconteceu cerca de quatro vezes na praia. Em 1977 a onda chegou a três metros, resultando na morte de uma pessoa, após ser jogada às rochas dos molhes pela água.