Caxias do Sul

Comunidade poderá marcar consultas por telefone em seis UBSs de Caxias do Sul a partir de terça-feira (1°/08)

Nova central de atendimento por WhatsApp e telefone 'Agenda+UBS' foi anunciada nesta sexta-feira

Agenda+ UBS, em Caxias do Sul, supera 5 mil consultas agendadas em dois meses
Foto: Daniela Xu/Prefeitura de Caxias do Sul/divulgação

A partir da próxima terça-feira (1°/08), seis unidades básicas de saúde (UBS) serão contempladas pela nova central de atendimento por WhatsApp e telefone da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em Caxias do Sul. O sistema Agenda+UBS estará disponível à comunidade para agendamento de consultas nas unidades dos bairros Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Jardim Eldorado e Rio Branco. A novidade foi anunciada pelo prefeito Adiló Didomenico, a vice Paula Ioris e a equipe da SMS na manhã desta sexta-feira (28). Confira os telefones ao fim da matéria.

Com previsão de ampliação para as demais UBSs do município no decorrer deste ano, o serviço, que tem foco na atenção primária e pretende reduzir as filas de espera, é direcionado aos usuários com doenças crônicas como diabetes, hipertensão e asma, além do paciente que precisa renovar sua receita de medicamentos.

O diretor técnico da Atenção Primária em Saúde da SMS, Maicol Muneroli, alerta que, por outro lado, as pessoas que tiverem dores de garganta, ouvido, barriga ou outros sintomas similares, que necessitem de atendimento no mesmo dia, devem ir normalmente até a unidade para serem avaliadas. O mesmo vale para atendimentos de ginecologia e pediatria, por exemplo.

“É oportunizar ao usuário, ao invés de ficar nas filas, que ele consiga fazer a ligação para a nossa central. E até uma questão de respeito, em um dia como hoje, que estamos aqui com o tempo chuvoso, vai possibilitar que o usuário marque da sua casa e consiga ter o acesso a consulta, evitando ficar de madrugada, às vezes, aguardando para ter sua consulta agendada”, observa Muneroli.

Para ser atendido, é necessário ser maior de 13 anos, e ter em mãos o CPF para registro e atualização cadastral do paciente junto ao Ministério da Saúde. Conforme a gerente de sistemas da Atenção Primária em Saúde da SMS, Marilia Piazza, esses dados permitem a viabilização de recursos federais para a área da saúde no município.

Foto: Luca Roth/Grupo RSCOM

O canal de atendimento também deve ser utilizado para remanejo ou cancelamento de consultas. Ainda de acordo com os diretores da SMS, os agendamentos prévios pelo site da prefeitura deixam de ser disponibilizados, ao passo que é implantada a Agenda+UBS.

“Nós tivemos, no primeiro semestre, uma oferta, entre médico clínico e médico de estratégia, de 170 mil consultas, e tivemos 7 mil faltantes dessas consultas. Então 12% de faltantes. É um número muito expressivo. Então se a pessoa tem um canal para dizer ‘hoje não posso comparecer’, a gente consegue disponibilizar essa vaga com antecedência”, explica a gerente de sistemas da Atenção Primária.

As equipes capacitadas da central de agendamento de consultas estarão à disposição, em um local distinto das unidades, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, pelos números: (54) 99916-0580, pelo WhatsApp; e (54) 3290-4485 e (54) 3290-4486, pela linha telefônica.

As consultas marcadas pelo Agenda+UBS não interferem nas vagas para atendimentos do dia, nas UBSs.

“Nossa divisão de agenda é 40% para o agendamento da central e os outros 60% para demandas da unidade, contemplando as demandas do dia”, detalha Marília Piazza.

As unidades, que não as seis que terão o serviço específico da central, seguem atendendo por telefone, de acordo com a lei 7.362, que prevê que 20% das consultas diárias devem ser agendadas por telefone para idosos e pessoas com deficiências.

Agenda+UBS

O que: agendamento por WhatsApp ou telefone para consultas envolvendo doenças crônicas.

Onde: UBSs Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Jardim Eldorado e Rio Branco.

Como: (54) 99916-0580, pelo WhatsApp; e (54) 3290-4485 e (54) 3290-4486, pela linha telefônica.

Quando: A partir do dia 1° de agosto; de segunda à sexta, das 9h às 16h.

Documentos necessários: CPF e nome completo para atualização cadastral.

Esta é a logo que deve aparecer no contato de WhatsApp para agendamento de consulta | Arte: Prefeitura de Caxias/divulgação