Memória LEOUVE

Homem preso é preso no Vale do Sinos em Operação do DEIC

Homem preso é preso no Vale do Sinos em Operação do DEIC

Não, você não leu errado e muito menos o jornalista errou ao escrever a manchete desta matéria. Um homem com prisão domiciliar sendo cumprida foi preso novamente na manhã desta terça-feira, dia 11, em ação da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, do Departamento Estadual de Investigações Criminais, da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. A prisão aconteceu após a deflagração da continuidade da Operação Securitate. O objetivo era capturar os autores de um crime de extorsão mediante sequestro ocorrido na cidade de Taquara em 1º de julho de 2016, quando um senhor de 68 anos foi vítima de sequestro. A vítima permaneceu em cativeiro do dia 1º até dia 04 de julho, quando por volta das 17 horas, sendo paga uma quantia em resgate não divulgada, ele foi libertado. Um dos locais de cativeiro foi descoberto na cidade de Nova Hartz, em um sítio na zona rural da cidade.

Hoje, o chefe da quadrilha, Valdir Saggin, de 51 anos, foi preso em Sapucaia do Sul. O curioso é que o criminoso, considerado de alta periculosidade, cumpria pena de prisão domiciliar pela morte de dois policiais rodoviários federais, e por um roubo à joalheria, em em Nova Hartz. No total, outros quatro mandados de prisão e outros dez de busca e apreensão foram realizados dentro da Operação em Sapiranga e Sapucaia. 
 
O Diretor de Investigações do Deic, delegado Sander Cajal, destacou ainda que a Operação Securitate é parte do planejamento estratégico que desenvolve ações repressivas, com prisões e cumprimentos de buscas, sobre o mesmo delito (sequestro). Na primeira etapa da ação foram presos indivíduos na cidade de  Canoas, Montenegro e  Magistério, bem como a libertação, mediante resgate do cativeiro, de uma vítima de 16 (dezesseis) anos, sequestrada na cidade de Tabaí e Triunfo. Os presos serão encaminhados ao sistema prisional, ficando à disposição da justiça.