Agro Rural

Câmara de Caxias do Sul entrega a Medalha Agricultor Destaque do Ano de 2023

Os produtores Elio Cedania Bampi e Lucas Potter receberam a distinção em sessão solene, na noite desta terça-feira (25)

Câmara de Caxias do Sul entrega a Medalha Agricultor Destaque do Ano de 2023
Foto: Tales Armiliato/Câmara Caxias/divulgação

O reconhecimento a dois homens do campo marcou a entrega da Medalha Agricultor Destaque do Ano de 2023, pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul na noite desta terça-feira (25). Os produtores Elio Cedania Bampi e Lucas Potter receberam a distinção em sessão solene, no plenário do Parlamento.

Ao longo da solenidade, aconteceram apresentações musicais do Grupo de Filó Felice Personne. Na próxima sexta-feira, 28 de julho, será comemorado o Dia Nacional do Agricultor. A condução da cerimônia coube ao presidente da Casa, vereador Zé Dambrós.

Presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, a vereadora Gladis Frizzo fez o pronunciamento do Legislativo. A partir da tribuna, ela destacou que a vida de um agricultor é a saga do esperar.

“A lição que fica é a persistência. Cultivar a terra não é para qualquer pessoa. Começa por saber qual a melhor terra, a época ideal, para colocar as sementes. Esse verdadeiro alquimista da terra desenvolve o próprio ofício com muita sabedoria”, enalteceu. A parlamentar leu breves currículos dos homenageados.

Depois de serem condecorados com a medalha, cada um deles também se dirigiu até a tribuna, para breves agradecimentos. Bampi estendeu os méritos para a sua família, ressaltando que os seus filhos se dedicam à vitivinicultura, de maneira exemplar. Potter destacou o movimento sindical e os cursos de técnica agrícola, como os responsáveis por manterem o jovem no campo.

A criação do prêmio partiu dos ex-vereadores Geni Peteffi e Marcos Daneluz, a partir dos decretos legislativos 207-A/2007 e 230-A/2008.

Confira alguns detalhes dos homenageados

Elio Cedanir Bampi tem 78 anos e durante a sua vida teve a preocupação de modernizar os métodos de produção. Hoje em dia, mantém mecanização e gotejamento em toda a sua propriedade, que possui cerca de 28 hectares de produção de uvas e oito hectares de produção de citrus. O agricultor produz anualmente de 3 a 4 milhões de litros de vinho.

O outro indicado, Lucas Potter, estudou na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra). O jovem está fazendo a sucessão na propriedade juntamente com a família, que produz uva, citrus, caqui, entre outros alimentos para subsistência. Mora, atualmente, na Estrada Municipal do Vinho, em Nova Palmira.