Memória LEOUVE

Presidente da Abramge critica ANS em evento na CIC de Caxias do Sul

Presidente da Abramge critica ANS em evento na CIC de Caxias do Sul

Reinaldo Camargo Scheibe, presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), foi o palestrante da vez na reunião-almoço, desta segunda-feira, dia 3, na Câmara de Indústria Comércio e Serviços de Caxias do Sul.

 

O convidado falou sobre os desafios que as operadoras de planos de saúde enfrentam referente a legislação no Brasil. Segundo Scheibe, a tributação de 25% dos serviços prestados é excessiva e obriga que os planos repassem os custos aos usuários e empresários que acabam pagando a conta. 

 

Para Scheibe, o excesso de regulamentação da ANS traz prejuízos tanto para os planos de saúde como para seus beneficiários.

 

“O excesso de regulação está engessando o sistema, isto está trazendo um custo operacional muito grande. Acho que já passou da hora de sentarmos e rediscutirmos essa lei para realmente definir o que deve ser feito e coberto e pensarmos na solução. Também temos que desburocratizar o sistema, o que traz prejuízos para o consumidor e empresários que oferecem aos seus colaboradores um plano de saúde”, destaca.

 

Ainda de acordo com o presidente da Abramge as operadoras no Brasil possuem prazos estipulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para consultas, exames e procedimentos muito enxutos e que em várias ocasiões não precisariam serem cumpridos com tanta agilidade por se tratarem de casos com menos urgência e que acabam gerando multas para os planos quando não cumpridos.

 

Atualmente 48,5 milhões de pessoas são beneficiárias de planos de saúde no Brasil.