Memória LEOUVE

Secretário municipal é detido por boca de urna em Caxias

Secretário municipal é detido por boca de urna em Caxias

A votação deste domingo, dia 2, ocorreu sem grandes problemas em Caxias do Sul de uma forma geral. No cartório eleitoral da cidade, localizado na rua Garibaldi, no centro, a movimentação foi baixa durante as primeiras horas da manhã. A expectativa é de que 293 mil eleitores votem até às 17h.

 

A ocorrência mais grave da manhã foi uma prisão realizada pela Polícia Federal. O Secretário de Obras Norberto Soletti foi detido com material de campanha em frente ao Instituto Cristóvão de Mendoza, um dos principais colégios eleitorais da cidade. Conforme a polícia, quando ele viu os agentes ainda tentou se esconder no carro, um Fiat Strada, mas foi abordado e conduzido ao cartório eleitoral. Soletti foi ouvido pela juíza eleitoral e, após assinar um termo circunstanciado, foi liberado.

 

Votação sem grandes alterações

 

Conforme o chefe de cartório Marcelo Reginato, mais de 20 urnas apresentaram algum tipo de problema. Destas, seis precisaram ser substituídas, mas não alteraram de forma significativa a votação nas seções. Além disso, 15 mesários não compareceram e foram substituídos por suplentes.

 

Em relação à biometria, idosos e pessoas que trabalham no campo estão com mais dificuldades na hora de realizar o reconhecimento das digitais. Cerca de 48 mil eleitores não realizaram a biometria e a orientação da justiça eleitoral para essas pessoas é que não compareçam ao local de votação, pois não conseguirão efetuar o voto.

 

No decorrer da manhã, alguns locais apresentaram filas. Nas escolas Ilda Barazzetti, na Zona Norte da cidade, e Evaristo de Antoni, no bairro São José, a reportagem acompanhou cerca de 50 pessoas aguardando para votar.