A ausência de 25 mesários foi registrada pela 8ª Zona Eleitoral em Bento Gonçalves. Em Santa Tereza, Monte Belo e Pinto Bandeira, a princípio, não há casos de faltosos. Para atender a demanda necessária, suplentes movimentaram a sede do cartório no início da manhã deste domingo, dia 2. No total, foram cerca de 100 chamados relacionados a atrasos.
Além disso, de acordo com o chefe do cartório, Ricardo Abreu, nenhuma urna precisou ser substituída no início dos trabalhos. "Nós tivemos algumas ocorrências com relação a urnas eletrônicas, mas não de mau funcionamento e sim de dúvidas de mesários, alguns probleminhas, dúvidas que eles tinham em relação a procedimentos iniciais com a urna eletrônica, mas nenhuma urna apresentou problema que tenha precisado ser substituída", afirma.
Ainda conforme Abreu, até por volta da metade da manhã não houve denúncias de crimes eleitorais. Porém, há informações , segundo ele, de veículos adesivados em frente a locais de votação e de fiscais que não poderiam estar fiscalizando o processo eleitoral. Equipes da junta eleitoral, o promotor e a juíza percorrem locais de votação para conferir se vai ocorrer algum problema de derrame de "santinhos" ou de boca de urna.