Comportamento

Julho Amarelo: Garibaldi reforça conscientização sobre hepatites virais

Ação de disponibilização de testes rápidos será realizada neste sábado (29).

Julho Amarelo: Garibaldi reforça conscientização sobre hepatites virais

O mês “Julho Amarelo” foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, aderiu à campanha e realiza neste sábado (29), das 7h30min às 13h30min, uma ação com a disponibilização de testes rápidos para Hepatites Virais (B e C), Sífilis e HIV nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Chácaras, São Francisco, Santa Terezinha e Central.

Leia também:
Mais de 24 mil pessoas já visitaram o 32º FestiQueijo, em Carlos Barbosa

As hepatites virais são infecções causadas por vírus que levam a inflamação do fígado. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Caso ocorram sintomas, esses incluem: cansaço, mal-estar, febre baixa, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. “A hepatite A é uma doença aguda e em geral evolui para a cura. Já as hepatites B e C podem se tornar doenças crônicas e, por nem sempre apresentam sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, sendo causa de cirrose, que pode levar ao desenvolvimento de câncer e à necessidade de transplante do órgão”, explica a médica infectologista da Secretaria da Saúde, Dra. Luciana Callefi.

Foto: Reprodução/Internet