Memória LEOUVE

Presidente do MTG defende tradicionalismo como atrativo turístico

Presidente do MTG defende tradicionalismo como atrativo turístico

O tradicionalismo tomou conta da reunião-almoço desta quarta-feira, dia 21, na Câmara de Indústria  Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Além de um cardápio típico gaúcho, tivemos apresentações de danças, músicas nativistas e a palestra do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro.

 

Nairo falou sobre a importância do cultivo e manutenção das tradições do Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente do MTG, e necessário que as festas gaúchas como a Semana Farroupilha por exemplo sejam vistas como oportunidades de promover o turismo e não somente como eventos para gaúchos. 

 

“Temos que fazer um movimento tradicionalista aberto para a sociedade, não perdendo valores fundamentais, nem objetivos, nem princípios que o MTG tem. É trazer e fazer a sociedade conhecer o que MTG faz. Que eventos ele faz, de que forma ele faz, qual é a abrangência, onde está inserido, quem ele atinge. Esse é o nosso grande desafio”, explica.

 

A falta de recursos que quase fez com que os festejos da Semana Farroupilha, tivessem a sua realização ameaçada em Caxias do Sul também foi abordada. Para Nairo essa foi uma questão circunstancial em virtude do momento econômico.    

 

“É uma consequência de toda uma questão econômica e social que está acontecendo. O MTG faz 50 anos, temos que celebrar, festejar mas também temos que nos questionar, fazer uma grande avaliação de como nós chegamos até aqui, que modelo nós tínhamos de que forma podemos muda ló para que o que aconteceu em Caxias do Sul e em outras cidades também posso não ocorrer mais”, destaca.

 

Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) atua com essa nomenclatura desde 1966, ao todo são 30 regiões tradicionalistas ligadas a entidade. Caxias do Sul é abrangida pela 25ª Região Tradicionalista.