Últimas notícias

Patram fiscalizou uso de explosivos em Vacaria, Caxias do Sul e Canela

A BM fiscalizou uso de explosivos e destaca que a operação tem se mostrado eficaz no combate a ocorrências de assaltos a bancos

fiscalizou uso de explosivos
Foto: 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar

Os policiais militares do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar realizaram a Operação Força Verde (Blaster). Nesta quinta-feira (20), a Patram fiscalizou uso de explosivos em Vacaria, Caxias do Sul e Canela.

A Brigada Militar, através do Comando Ambiental, realiza periodicamente a Operação Força Verde (Blaster). A ação tem como principal objetivo o combate ao comércio ilegal, depósito e uso de irregular de explosivos, dentro do território estadual.

Conforme a BM, os explosivos servem para o desmonte de rochas em atividades de pedreiras, saibreiras e britadores. Na execução das Operações Blaster, os policiais militares dedicam foco especial a fiscalização de toda a movimentação de explosivos em suas regiões de atuação. A BM fiscalizou uso de explosivos e destaca que a operação tem se mostrado eficaz no combate a ocorrências de assaltos a bancos.

 

Fonte: 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar

Saiba um pouco mais sobre o Batalhão Ambiental, que fiscalizou uso de explosivos

Em 22 de Janeiro de 1998, o Estado criou o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) extinguindo o Esquadrão conforme Decreto Lei número 38.107/98. A missão era realizar o policiamento ambiental em Porto Alegre e região metropolitana. E com isso, o interior do Estado teria as PATRAMs. Em 2001, A BM reorganizou o Batalhão Ambiental da Brigada Militar, atuando em 7 companhias ambientais e agregando todas as PATRAMs.

Em 2000, a BM criou a coordenação técnica das PATRAMs em todo o Estado do Rio Grande do Sul pelo Batalhão de Polícia Ambiental através da portaria nº 085/2000. Com a nova reformulação, em 12 de maio de 2005 foi criado o Comando Ambiental da Brigada Militar em três Batalhões Ambientais: 1º BABM em Xangri-lá, 2º BABM Santa Maria e 3° BABM Passo Fundo, os três batalhões foram divididos em companhias, pelotões e grupos de Polícia Ambiental que atuam em todos os municípios gaúchos. Atualmente a sede do 1° BABM encontra-se em Porto Alegre.