Caxias do Sul

Comunidade reivindica mais segurança em acesso ao Serrano pela Rota do Sol, em Caxias do Sul

Vereadores ingressaram com ação no MPRS solicitando obras no trecho por parte do DAER e do governo do Estado

Comunidade reivindica mais segurança em acesso ao Serrano pela Rota do Sol, em Caxias do Sul
Foto: Fábio Carnesella/Grupo RSCOM

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (21) uma mobilização de lideranças comunitárias e políticas, que solicitaram uma intervenção no acesso secundário do bairro Serrano, pela Rota do Sol (RSC-453), em Caxias do Sul. Motoristas sofrem com a insegurança ao utilizar o trecho, do km 145 da rodovia, junto ao Travessão Leopoldina, que teve aumento na incidência de acidentes com mortes nos últimos anos. Cerca de 50 vans e micro-ônibus, e mais de 200 pessoas passaram pelo ato.

 

Em função do protesto, houve bloqueios parciais no trânsito desde às 8h30min, sendo que a trafegabilidade foi liberada a cada 10 minutos. A mobilização pacífica se estendeu até às 10h. O ato contou com a presença de vereadores, lideranças comunitárias, motoristas profissionais e moradores da Zona Norte.

Os vereadores Juliano Valim (PSD) e Adriano Bressan (PTB) ingressaram com uma ação no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) solicitando obras de melhorias no trecho por parte do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e do governo do RS.

Vítima recente

Um motociclista, identificado como Zelito Velho, de 49 anos, morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte na última segunda-feira (17) após se envolver em um acidente no acesso ao Serrano pela Rota do Sol.

A colisão ocorreu entre uma motocicleta XRE 300, pilotada pela vítima, e uma caminhonete Fiat Toro. Zelito trafegava no sentido Litoral-Caxias do Sul. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), o acidente ocorreu por volta de 14h30min.