A Campanha Nacional de Multivacinação iniciou nesta segunda-feira, dia 19, em Caxias do Sul. A campanha tem o intuito de atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente.
Devem ser vacinadas crianças menores de cinco anos de idade, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos de idade. Para isso, os pais ou responsáveis deverão apresentar a caderneta de vacinação do menor para que seja avaliada e, se necessário, o esquema vacinal deverá ser atualizado.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Argenta Calloni, uma das principais mudanças está na vacinação contra a poliomelite. Hoje o vírus da poliomelite circula em apenas dois países do mundo, no Afeganistão e no Paquistão, justamente porque as equipes de saúde não conseguem vacinar aquelas regiões devido aos conflitos que existem. “Nós já tivemos algumas doenças que foram erradicas do mundo pela vacina. Estamos muito próximos de erradicar a poliomelite no mundo. O Brasil, como todo o mundo, avançou na prevenção da doença. Hoje as crianças recebem a vacina no calendário nacional de imunizações e não se tem mais a necessidade de vacinar todas as crianças, de fazer campanha de vacinação como a gente fazia até o ano passado”, esclarece.
A Campanha Nacional de Multivacinação segue até o dia 30 deste mês em todas as 47 unidades básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul.