Bento Gonçalves

Secretário interino do Turismo alerta setor em visita a Bento Gonçalves

Segundo dados apresentados pelo SEBRAE, os números do setor preocupam os empreendedores, pois apontou retração superior a 24%

O evento reuniu cerca de 80 empreendimentos, na Vinícola Mena Kaho, na rota turística Encantos de Eulália.
O evento reuniu cerca de 80 empreendimentos, na Vinícola Mena Kaho, na rota turística Encantos de Eulália. (Foto: Jonathan Zanotto/GrupoRscom)

O Secretário interino do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, participou de encontro promovido pelo Trade Turístico de Bento Gonçalves, na manhã de terça-feira (18). O evento reuniu cerca de 80 empreendimentos, na Vinícola Mena Kaho, na rota turística Encantos de Eulália.

O secretário falou sobre o impacto da reforma tributária para setor e, também, sobre desenvolvimento turístico regional. O encontro abordou, ainda, temas como os números alcançados pelo turismo de Bento no primeiro semestre, o policiamento de áreas turísticas municipais e orientações de segurança para o trade.

Rodriguez falou sobre a importância de o setor do turismo para o estado e sobre os efeitos da reforma tributária para o setor. “Sempre é muito importante estar presente e vir de encontro ao turismo de Bento Gonçalves. O enoturismo tem uma relevância e um porte grande e precisa dessa aproximação com o Governo Estado. E, hoje, a conversa foi mais de alerta no sentido da Reforma Tributária, para que o setor se atente aos detalhes e não seja pego de surpresa. O projeto ainda está em discussão em Brasília e ainda há tempo de o setor se mobilizar para que não seja penalizado depois”, alertou.

Segundo dados apresentados pelo SEBRAE, os números do setor preocupam os empreendedores, pois apontou retração superior a 24%, em Bento, e a queda foi ainda maior em Gramado, girando em torno dos 26%. O secretário falou sobre ações que devem ser feitas para reverter os dados em queda.

A Lei Geral do Turismo foi reformada nacionalmente, onde se aponta que a promoção do turismo é atividade essencial e é isso que o Rio Grande do Sul está fazendo. Estamos atraindo grandes eventos e potencializar a promoção de novos turistas e nisso o estado estará mais aderente. O que vamos fazer é ter uma parceria com grandes empresas de serviços para termos acesso a informações que nos balizem e deem um norte para que se possa tomar decisões assertivas”, revela Rodriguez.