Memória LEOUVE

Prefeitura busca licenciamento ambiental para aeroporto de Vila Oliva

Prefeitura busca licenciamento ambiental para aeroporto de Vila Oliva

A planta do novo aeroporto de Caxias do Sul, que será construído em Vila Oliva, no interior da cidade, terá pista de 1.945 metros, com 45 metros de largura, terminal de passageiros, pátio de aeronaves com oito espaços podendo aumentar para doze e estacionamento, numa área de 458 hectares. O projeto foi apresentado à imprensa na manhã desta quarta-feira, dia 14, no salão nobre da prefeitura.

 

O aeroporto será de categoria 4C, ou seja, pode receber aviões Boeing 737-800, com 80% do peso total na decolagem.

 

Dentro do programa de aeroportos regionais do governo federal havia 270 aeroportos inscritos, mas apenas 53 restaram no processo – Caxias é uma das cidades mantidas para ser beneficiada. 

 

A princípio, com financiamento federal, o aeroporto será de passageiros. Após a conclusão a prefeitura abrirá licitação para transformar e incluir o terminal de cargas. 

 

Os próximos passos de todo o processo são a busca do licenciamento ambiental  junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O município também busca agilizar a documentação via Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que tem gestão plena no licenciamento.

 

Nos próximos dias, o prefeito Alceu Barbosa Velho irá se reunir com o governador José Ivo Sartori para discutir a desapropriação das terras onde será construída toda a estrutura. 

 

“Há um comprometimento já ratificado pelo governador Sartori de nos transferir o valor necessário para a desapropriação. Isso agora também vai ter que caminhar a passos largos porque nós temos que ter a propriedade da área para entregarmos ao governo federal que vai custear todo o financiamento, todo o custo da primeira parte do aeroporto que é de passageiros. Depois, sim, nós licitarmos com a outorga que a prefeitura já tem, o aeroporto de carga”, reforça o prefeito.

 

O tempo estimado de construção do aeroporto é de 20 meses, segundo a secretaria nacional de aviação civil. O início das obras se dará após todos os trâmites legais estarem concluídos.