Memória LEOUVE

“Não se faz segurança pública só com a Brigada”, diz novo comandante do 12º BPM

“Não se faz segurança pública só com a Brigada”, diz novo comandante do 12º BPM

Em cerimônia na manhã desta sexta-feira, dia 9, o Major Jorge Emerson Ribas assumiu o 12º Batalhão de Polícia Militar pela segunda vez. A primeira passagem dele foi entre 2011 e 2013. Autoridades como o subcomandante geral da BM no Rio Grande do Sul, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), o tenente-coronel Antônio Osmar da Silva, do CRPO/Serra, entre outros se fizeram presentes.

 

Natural de Vacaria/RS, desde 1990 na polícia e cidadão caxiense homenageado em 2013, Ribas salienta a satisfação e honra de retornar ao comando de um batalhão como o de Caxias. De acordo com ele, a segurança pública depende de todos os cidadãos.

 

“Satisfação muito grande. Me sinto realmente honrado. É um desafio bastante grande. Nós temos dificuldades maiores do que tivemos no primeiro período que passamos pelo Batalhão, mas contamos com essa tropa maravilhosa dos policiais militares do nosso 12. Temos um trabalho diferenciado em Caxias do Sul. A nossa cidade é diferenciada também. Um povo pujante, exigente dos agentes públicos e a gente espera atender essa expectativa através de muito trabalho, bastante dedicação e procurando que cada um de nós seja um agente promotor da paz social. Não se faz segurança pública somente pela Brigada Militar, somente pelos órgãos públicos. É preciso que a sociedade toda esteja comprometida com a paz e cada um faça seu papel social”

 

O Major, que em breve será promovido a tenente-coronel, reitera o sentimento de surpresa ao ser convidado para o posto novamente.

 

“Realmente foi uma surpresa.  Tive que refletir por mais de um dia. Na realidade, nós entramos na BM desde 1990 com essa vocação. Foi pensando nisso e preferindo aceitar o desafio aqui em Caxias do que eventualmente ser transferido para outra cidade. Não vamos assumir individualmente. Todas as autoridades e parceiros de Caxias assumem conosco hoje. Todos os PMs e sociedade, estando com o quartel de portas abertas e ouvindo a comunidade. Essa realidade deve melhorarem um futuro curto”.

 

O tenente-coronel Ronaldo Buss será transferido para a cidade de Montenegro/RS, onde irá comandar o CRPO Vale do Caí.