O hospital Tacchini tem direcionado cada vez mais investimentos na área da Oncologia pelo fato também da região ter um número crescente de câncer maior do que a média nacional. Há cerca de um ano e meio, foi duplicada a estrutura para receber pacientes de quimioterapia. Já para o desenvolvimento de estudos, estão em andamento as atividades do instituto de pesquisa da casa de saúde, para o qual há expectativa de ampliação estrutural. Além disso, estudos estão sendo pleiteados junto ao governo federal. Capacitações também são realizadas. Uma jornada de atualização com foco na oncologia e na nefrologia ocorre nesta tarde na quinta-feira, dia 1.
De acordo com o diretor-superintendente do hospital, Hilton Mâncio, a intenção da equipe é sempre adiantar o diagnóstico o máximo possível, por elevar a chance de cura e de aumento da sobrevida. Com o encontro, segundo ele, há a possibilidade de troca de conhecimentos já que participam do evento profissionais experientes no assunto. Ele afirma ainda que o objetivo é conseguir mudar o futuro, diminuir a incidência e tentar identificar as causas.
“A gente vem há muitos anos acumulando conhecimento dentro do Tacchini e, em determinado momento, analisando todo esse conjunto de informações nós percebemos que podemos interferir de forma positiva na população regional, com um conjunto de dados que vão ser transmitidos”, afirma.
O diretor do Instituto do Câncer do hospital , Fernando Obst, um dos palestrantes do evento, ressalta que dois tipos de câncer, o de mama e o de colo de útero estão entre as principais causas de morte na região. “Chama a atenção, o que não chamava atenção nas últimas estatísticas, como tem crescido o câncer de útero na região”, ressalta. A jornada segue até às 17h30min.