Memória LEOUVE

Exposição reúne artistas na UCS

Exposição reúne artistas na UCS

Três artistas reuniram suas obras e as apresentam coletivamente no bloco A do campus da UCS em Bento Gonçalves. A exposição vai de 01 a 23 de setembro, sempre das 10 às 20 horas, e recebeu o nome de Três. Participam com seus trabalhos os artistas plásticos Aido Dal Mass, Eliane Averbuck e Rubens Sant’Anna.

 

Eles mostram a produção feita nos últimos meses, num trabalho conjunto conduzido no Ateliê de Aido Dal Mass. Aliás Dal Mass dispensaria apresentação – é um artista natural de Ponta Grossa – PR, mas desde bebê está radicado em Bento Gonçalves. Ele dedicou sua vida às artes plásticas. Muito conhecido no Estado, tem obras no Brasil e no exterior. Sua temática predileta tem sido as cenas do cotidiano da colônia italiana regional. Detentor de estilo próprio, se destaca pela força como intervém sobre as formas ao retratá-las, seja a figura humana, a paisagem ou os objetos. Com postura crítica enérgica, manifesta protestos contra ao rumo que os valores sociais estão seguindo, com a progressiva deterioração da cultura em suas diferentes formas de manifestação.

 

O tema da coleção exposta por Dal Mass – Re-decodificação da forma – se mostra já ao primeiro contato com as obras. Cenas do cotidiano são decodificadas e dotadas de novo simbolismo; a figura humana mimetiza com o código de barras, insinuantemente, a exigir novos significados. É a expressão madura e dura de uma percepção aguçada e sentida da realidade.

 

Eliane Averbuck, natural de Curitiba, explora a paisagem, retrata o homem que vive na colônia em seus momentos de trabalho. Essa exploração gera uma nova imagem, transmutada da original, dotada do filtro da percepção da artista. Busca e expressa significados, instiga emoções através da reorganização do visível e do uso de cores que fogem a reprodução do natural.

 

Rubens Sant’Anna, natural de Porto Alegre, mergulha no insólito, se envolve com o inusual enquanto temática e enquanto forma. Nas esculturas, explora a figura da infância em situações de extrema emoção. Cada peça tem complementação numa tela, que lhe serve como tradutora e contadora de uma história. Enfrenta o desafio de mostrar momentos de perdas, tão presentes e necessárias ao crescimento, quanto momentos de alegria e conquista.

 

Avança ao apresentar o conjunto “Humúnculos em retirada”, uma configuração epopeica que expressa a luta incansável do homem ralo para sobreviver. São figuras pobres, duras, como a matéria do qual são constituídas; mas de forte apelo lúdico e emocional.

 

Rubens nos traz, ainda, uma coleção de telas em que se observa a sua inquietude interna, utilizando diversas técnicas e materiais, sempre buscando a melhor forma de expressar o que sente a cada momento. O uso livre e abundante das cores embriaga os sentidos de quem aprecia as obras.

 

Serviço:

O quê – Exposição de artes plásticas “Três”

Onde – Bloco A do campus da UCS em Bento Gonçalves

Quando- de 01 a 23 de setembro das 08 às 20h