Memória LEOUVE

Mais de cinco mil crianças esperam vaga na educação infantil em Caxias do Sul

Mais de cinco mil crianças esperam vaga na educação infantil em Caxias do Sul

A série especial de matérias dos “Desafios 2020”, chegam ao seu final com um dos temas mais importantes eleito pelos leitores do Leouve, a educação. 

 

Sem dúvidas um dos principais desafios da próxima administração municipal em Caxias do Sul é relacionado ao deficit de mais de 5 mil vagas na educação infantil no município. 

 

De acordo com dados repassados pela Secretaria de Educação (SMED), atualmente em Caxias existem 10.200 crianças matriculadas na educação infantil via rede pública. Deste total 6.622 estão nas 43 escolas públicas espalhadas pelo município e outras 3.578 estão em escolinhas particulares custeadas pela prefeitura por meio de ordem judicial.

 

Mesmo com a compra de vagas na rede privada ainda existem 5.158 crianças aguardando na fila de espera. Para a professora Rochele Andreazza doutoranda do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul as crianças que acabam tendo que ficar em casa em virtude da falta de espaço na educação infantil do municipal tem um grande prejuízo em sua formação.

 

“O nível de estimulação de uma criança que fica em casa e de uma criança que está sendo estimulada numa escola com profissionais da educação é muito diferente, não dá nem para comparar. Estando numa escola com profissionais preparados pra recebê-la, com uma rotina, com alimentação e estímulos adequados, com certeza essa criança terá um desenvolvimento integral muito melhor do que a criança que vem do ambiente familiar somente”, explica.

 

Rochele também falou sobre a compra de vagas feita pela prefeitura em escolas de educação infantil da rede privada.

 

“Eu acredito muito na educação pública melhorada, embora acredite na particular também, poderia a educação pública ter um investimento maior. O poder público tem condições de remanejar seus recursos e situações para melhorar a educação no município”, salienta.

 

Com mais de 5 mil crianças aguardando por uma colocação em creches do município o próximo prefeito terá que praticamente aumentar em 50% o total de vagas existentes hoje em dia. Um desafio e tanto para a futura administração municipal.