Memória LEOUVE

Ministério da Saúde anuncia recursos para UPA de Bento Gonçalves

Ministério da Saúde anuncia recursos para UPA de Bento Gonçalves

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bento Gonçalves está entre as seis do estado do Rio Grande do Sul que serão contempladas com investimentos do Ministério da Saúde, anunciados nesta quarta-feira, dia 24, para outras 93 unidades em todo o país.

 

Os recursos servirão para atender a todas as solicitações de habilitações e qualificação das UPAs que já estão em funcionamento no país. Além de Bento, Santa Maria, São Leopoldo, Sapiranga, Tramandaí e Viamão são as outras cidades gaúchas beneficiadas com o anúncio.

 

Com o anúncio da quarta-feira, a expectativa da prefeitura de Bento é que os recursos para a manutenção da unidade, que deveriam ser repassados pelo governo federal, finalmente comecem a ser liberados na íntegra. Atualmente, a prefeitura é obrigada a manter a UPA com recursos próprios.

 

 

Isso acontece devido à demora do Ministério da Saúde para realização da vistoria técnica necessária para a habilitação da UPA para o atendimento pelo SUS e, consequente, a liberação de recursos federais e estaduais ao município. A espera pela habilitação em Bento Gonçalves demorou mais de um ano. A UPA iniciou os atendimentos em 18 de junho de 2015.