O Bento Pet, programa da prefeitura de Bento Gonçalves voltado a atender animais de rua e de pessoas de baixa renda, ultrapassou os 170 atendimentos feitos em 2023. Entre os serviços oferecidos estão atendimentos de urgência e emergência e castrações.
Somente na última semana, 12 animais precisaram de atendimento de urgência e emergência. Desde o ano passado, quando o programa surgiu, já foram realizadas em torno de 6.400 castrações, 510 atendimentos destinados ao Samu Pet e mais de 300 consultas ambulatoriais. Existe, ainda, trabalho de prevenção com palestras em escolas e arrecadação de ração.
Para a médica veterinária Michele Segatto, coordenadora do Bento Pet, é justamente proporcionar atendimento aos animais que não teriam de outra forma chance de cura. “São famílias carentes que não teriam condições de arcar com um tratamento veterinário adequado.
Na visão de Segatto, o principal desafio é fazer a população entender as diferenças entre o Samu Pet e o Samu tradicional, par atendimento de pessoas. Outro desafio, ela elenca, está na adoção de animais de médio e grande porte. “Temos animais esperando há mais de cinco anos por um lar”, comenta.
Como solicitar atendimento
Para solicitar o atendimento é necessário entrar em contato pelo Whatsapp (54) 99223-1853, encaminhando as informações possíveis, incluindo vídeos e fotos, se houver. Um dos atendentes realiza a triagem identificando a emergência e a necessidade de deslocar a unidade móvel, além de prestar orientações sobre as primeiras ações.
Sendo um caso de atendimento realizado pelo Samu Pet a unidade móvel se deslocará até o local, realizará os primeiros socorros e encaminhará esse animal para continuar o tratamento na clínica veterinária conveniada.