Comportamento

Bom Jesus comemora 110 anos com série de atrações na 2ª Festa do Produtor Rural

Entre os dias 13 e 16, na praça Rio Branco terá uma estrutura com palcos, praça de alimentação, estandes e parque infantil

Bom Jesus comemora 110 anos
Bom Jesus comemora 110 anos

O município de Bom Jesus comemora 110 anos de emancipação no dia 16 de julho. Para comemorar a data, a Administração Municipal preparou uma série de atrações na praça Rio Branco. No local, a organização montará palcos, praça de alimentação, estandes e parque infantil para receber os visitantes de 13 a 16 de julho.

A 2ª Festa do Produtor Rural e dos 110 anos do município terá além da comercialização de produtos como queijo serrano, premiado em diversos concursos, apresentações artísticas, artesanato e uma novidade, pela primeira vez será confeccionado um bolo gigante.

No domingo (16), às 14h, o bolo que de 400 quilos será fatiado e servido. Nos últimos dias, pelo menos 20 doceiras estão preparando os ingredientes. Entre os shows, destaque para o Celebrai Tchê na quinta-feira, banda Mercosul na sexta, musical Dallas no sábado, e grupo Rodeio e as Maragatas no domingo. Bom Jesus comemora 110 anos e o acesso a toda programação é gratuito.

O município de Bom Jesus comemora 110 anos

Um pouco da história: Bom Jesus comemora 110 anos

Em 1808, o Rio Grande do Sul criou os quatro primeiros municípios. Sendo um deles Santo Antônio da Patrulha, que abrangia também os Campos de Cima da Serra, onde está localizado Bom Jesus.

Com a emancipação de Vacaria, Bom Jesus passou a pertencer a esse município, como 3º distrito chamado “Da Costa”.

A Paróquia do Senhor Bom Jesus tem sua criação em 12 de dezembro de 1918. A capela transformou-se ao longo dos anos, na igreja matriz Senhor Bom Jesus.

Entre os fatores que desgostavam os habitantes do 3º distrito estava a distância da sede Vacaria, o que dificultava a assistência espiritual da população local. Bem como, os impostos pagos em dias de serviço, para a melhoria das estradas, estas eram realizadas longe da área onde residiam. Esse fato motivou a pedir a emancipação, a qual ocorre em 16 de julho de 1913, durante o governo do Dr. Antônio Augusto Borges de Medeiros, através do decreto nº 2000. O primeiro intendente foi o engenheiro Arthur da Silva Ferreira.

Bom Jesus, desde seus primórdios, tem ligação com a passagem das tropas xucras ou soltas por seu território; esta é a base identitária do surgimento do atual município.