Bento Gonçalves

Bento Gonçalves foi o sexto município que mais gerou empregos no RS em maio

Foram 243 novos postos de trabalho, com destaque para o setor de serviços

(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

Bento Gonçalves foi o sexto município gaúcho que mais contratou durante o mês de maio. É o melhor desempenho na comparação com as demais cidades desde o início do ano.  A informação é do novo boletim do Observatório da Economia (Oecon), do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG).

No quinto mês de 2023, Bento Gonçalves gerou 243 novos postos de trabalho. O número é inferior aos 285 de abril, mas representou o crescimento no ranking estadual, passando do décimo para o sexto lugar no Rio Grande do Sul.

Conforme o estudo, baseado nos dados do Novo Caged e do Sinac, serviços foi o principal impulsor dos números positivos. O setor gerou 139 vagas. Depois, surge a indústria com 45, e o comércio, com 37. A construção civil completa a lista, com 24 contratações.

“As atividades que se destacaram foram atenção à saúde humana (33), transporte terrestre (32), indústria de borracha e plástico (27) e farmácias (25)”, acrescenta o autor do boletim, Fabiano Larentis.

Acumulado

Ao todo, Bento Gonçalves alcançou 926 empregos acumulados no ano – 13º melhor desempenho no Estado. Como resultado, na somatória dos últimos 12 meses, a geração de vagas chegou a 1.081 empregos, com o setor de serviços contribuindo com mais de metade – 639.

É destaque do boletim, também, o número de postos de trabalho. São 49.064, maior contingente de trabalhadores da série histórica. Assim como  o volume de MEIs: são 12.102, com aumento de 4,3% em relação a 2022.