O sol só deu as caras lá pelas 16 horas de domingo, mas a alegria estava estampada no rosto de milhares de pessoas que se juntaram para um convite irresistível. Uma festa julina com direito a quentão e comidas típicas e brincadeiras. A organização foi da Aurora e teve a participação do Sicredi, Sicoob e Cresol, além da Unimed. Tudo para comemorar o transcurso do dia do Cooperativismo, que transcorreu no sábado. Para efeito de não causar transtornos no trânsito a Prefeitura sugeriu que as ruas Olavo Bilac e Tiradentes fossem palco para a festividade apenas no domingo.
O presidente do Conselho da Cooperativa Aurora, Renê Tonello, não escondia o entusiasmo com a aceitação do público em relação à festividade. “Tivemos pouco tempo para organizar, mas o que estamos vendo nos estimula a fazer de novo no ano que vem. Além de tudo vejam que excelente oportunidade para as nossas entidades assistenciais recolherem fundos”. Coube a estas instituições, entre elas Lar do Ancião, Lar da Caridade e outras, explorar a venda de comidas e jogos como a pescaria. Além disto apresentações artísticas e a escolha de crianças melhores caracterizadas também divertiram os presentes.
Cooperativas da Serra gaúcha crescem 24%
As cooperativas da Serra gaúcha registraram crescimento de 24% e faturaram mais de R$ 6,5 bilhões em 2022. O resultado positivo é impulsionado pelo desempenho dos ramos crédito e agropecuário, que assinalaram expansão de 105,2% e 15,3%, respectivamente. Os dois segmentos econômicos são responsáveis por 81,4% do faturamento das cooperativas da região.
“As cooperativas da Serra gaúcha congregam 210,2 mil cooperados e empregam diretamente 7.521 trabalhadores, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirma o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann.
O crescimento do número de cooperados na Serra gaúcha, que chega a 36,6%, acompanha a expansão das cooperativas de crédito, que geraram aumento de 41,1% no quadro social, com o incremento de mais de 56,8 mil cooperados. As instituições financeiras cooperativas ampliaram a sua cobertura com seis novos postos de atendimento e estão presentes em todos os municípios da Serra gaúcha.
No acumulado de 2022, o saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas da Serra gaúcha manteve-se estável, com incremento de 0,72%. Os postos de trabalho no setor, que em 2022 registrou mais de 7,5 mil empregos diretos, representam cerca de 10% dos empregos diretos em cooperativas no Rio Grande do Sul.
Cooperativismo na Serra gaúcha
Atualmente, a Serra gaúcha conta com 29 cooperativas registradas junto à Ocergs.
Ramo Agropecuário: 15 cooperativas
Ramo Crédito: 5 cooperativas
Ramo Saúde: 4 cooperativas
Ramo Transporte: 3 cooperativas
Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços: 2 cooperativas
Expressão do Cooperativismo Gaúcho
As cooperativas gaúchas registraram em 2022 o faturamento recorde de R$ 81,9 bilhões, com incremento de 14,9% em relação ao período anterior. Os números que confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul foram divulgados na quarta-feira (28) pelo Sistema Ocergs e podem ser conferidos na íntegra no site https://www.sescooprs.coop.br/*
* Fonte: Ocergs