A Câmara de Vereadores de Farroupilha, promoveu na sessão desta segunda-feira, dia 8, uma palestra sobre fosfoetanolamina, popularmente conhecida como Pílula do Câncer. O ministrante foi o Deputado Estadual Marlon Santos (PDT). A vinda do deputado foi aprovada através do Requerimento 003/2016, em fevereiro deste ano. Durante este período o composto foi suspenso pela justiça de ser produzido e comercializado no Brasil.
Marlon Santos enfatiza que não é médico, apenas um profundo conhecedor de pesquisas científicas sociais. Ele foi o proponente que trouxe para os debates parlamentares este assunto, após conhecer o trabalho que há 20 anos era coordenado pelo professor Gilberto Orivaldo Chierice. O parlamentar busca a regularização da fosfoetanolamina, que em síntese age sinalizando células cancerosas para a remoção pelo sistema imunológico, estabilizando o organismo afetado. A Pílula do Câncer, segundo Santos, não é tóxica mas seu uso deve ser moderado.
A chamada "pílula do câncer" não tem liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por não ter ação contra o câncer comprovada cientificamente e nem ter sido testada em humanos.
Confira a entrevista com o Deputado Estadual Marlon Santos: