Memória LEOUVE

Moradores do Mariani protestam por falta de pediatra na UBS, em Caxias

Moradores do Mariani protestam por falta de pediatra na UBS, em Caxias

Na manhã desta segunda-feira, dia 8, moradores do bairro Mariani protestaram diante da ausência de um médico pediatra na Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. 

 

Populares afirmaram que desde junho não há atendimento de profissional especializado para as crianças e que, das 25 fichas disponibilizadas diariamente, os adultos ficam sem a totalidade das consultas, pois o clínico geral presta auxílio aos menores.

 

Segundo Ranulfa Leoni Vargas, 51 anos, do lar e integrante do conselho local de saúde, os pais são orientados a levar seus filhos até o Pronto Atendimento 24 (Postão 24h), mas que são obrigados a retornar e buscar auxílio na UBS.

 

“As mães passam a noite toda com as crianças doentes, aí chegam e não conseguem vaga porque não há pediatra desde junho e aí somos encaminhados ao Postão 24h. Chegando lá, somos mandados de volta, pois como são médicos da família, são obrigados a atender. Então está faltando vaga para adultos e crianças. A falta de vagas é imensa. A procura é muita. Atendemos aqui Mariani, Cidade Nova, Industrial e Morada Feliz. O que nós queremos é médico para que nossa população seja atendida. Nos devolvam a pediatra e nos mandem uma terceira equipe de saúde para que as pessoas não fiquem na fila esperando e depois fiquem sem atendimento”, afirma Ranulfa.

 

Através de nota, a Secretaria Municipal da Saúde explica a situação e confirma que uma pediatra será remanejada para a UBS do Mariani, além de contratar outro profissional.

 

Leia na íntegra:

 

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que está remanejando uma pediatra para o atendimento na UBS Mariani e está contratando outro profissional via contrato emergencial.

 

O motivo é que a médica que atuava na unidade pediu afastamento há menos de um mês e que a Secretaria da Saúde necessita de um prazo legal para a contratação e reposição de profissionais.

 

A SMS ressalta que todas as Unidades Básicas de Saúde possuem médicos e que a eventual ausência de determinado profissional decorre de pedido de afastamento, férias ou exoneração.