Cidades

Escola de Gastronomia da UCS é palco do lançamento do Curso Superior de Gestão de Turismo, em Flores da Cunha

O aluno terá um diploma de curso superior em dois anos

Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM
Foto: Lucas Brito | Grupo RSCOM

A Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) de Flores da Cunha foi palco do lançamento do Curso Superior de Gestão de Turismo. Nesta quarta-feira (28), o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, conversou com os presentes e falou sobre a qualidade do curso ofertado.

“Nós temos professores bem formados. Nós temos o único curso de mestrado e doutorado na área do Turismo no Rio Grande do Sul. Esse curso também terá um diferencial, pois nós traremos os alunos dos campi e faremos incursões para conhecer o turismo da cidade como uma atividade complementar. Atividades junto com professores e colegas que qualifiquem o aprendizado com a vivência”, disse o reitor.

O evento para convidados ocorreu às 19h30 e recebeu autoridades acadêmicas e municipais de Flores da Cunha e Nova Pádua, para a formalização da oferta, com inscrições abertas para o vestibular em processo seletivo contínuo.

Durante a abertura, os convidados acompanharam a palestra do criador de conteúdo, Diogo Elzinga. Ele é jornalista egresso da UCS e atua na área digital desde 2016. Entre os mais de 600 vídeos produzidos, Elzinga retrata cultura, história e lugares do país inteiro. Atualmente, também realiza palestras sobre localidades pouco conhecidas do público.

Oferecida na modalidade a distância, no conceito UCS Digital, a graduação em Gestão de Turismo estimula a participação ativa dos alunos e o networking em comunidades virtuais para além dos encontros on-line, que se somam a experiências presenciais imersivas possibilitadas em todas as unidades universitárias, visitas técnicas e viagens de estudos. De curta duração, o curso possibilita a conquista do diploma em dois anos.

Saiba mais sobre o curso

O curso forma profissionais para atuar na gestão em hospitalidade no campo do Turismo com visão sistêmica e empreendedora. O graduado realiza diagnóstico do potencial de destinos e produtos turísticos, criação e implementação de roteiros, planejamento e gerenciamento de atividades relacionadas aos segmentos do mercado do Turismo. Entre eles, articulação de agentes locais, regionais, nacionais e internacionais, operações em agências, meios de hospedagem, restaurantes e eventos, além de emitir pareceres técnicos.

Entre os diferenciais do curso da UCS, além do método de ensino, está a tradição institucional na área, na qual a UCS atua desde 1978, e a interlocução com o bacharelado em Turismo e o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, um dos mais respeitados no Brasil, com oferta de mestrado e doutorado.

Identificado entre as grandes áreas do futuro, o Turismo cresce acima de outros setores em um horizonte de franca expansão mundial. No Rio Grande do Sul e especialmente na Serra Gaúcha, desponta com novos investimentos na inserção de empreendimentos.

“O Turismo é um fenômeno social que transforma a vida das pessoas por meio de experiências únicas. Uma atividade multi e interdisciplinar que tem o potencial de valorizar a história, a cultura e a qualidade de vida local”, afirma o coordenador do curso, professor Maguil Marsilio.

Conectando os saberes da área de gestão de empreendimentos turísticos, a trajetória de formação profissional conduzirá ao domínio dos processos que levam ao encantamento nos serviços para gerar experiências únicas de hospitalidade