Memória LEOUVE

Encontrado novo foco do mosquito da Dengue em Montenegro

Encontrado novo foco do mosquito da Dengue em Montenegro

A Vigilância Sanitária de Montenegro confirmou na manhã desta quarta-feira que análises feitas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) em amostras de larvas encontradas no município deram positivo para o aedes aegypti. O inseto, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, foi encontrado em um terreno baldio na Rua Santos Dumont, Centro da cidade.

Este é o oitavo foco do mosquito localizado em solo montenegrino, sendo quatro no Centro. “Desta vez as larvas estavam em água acumulada em um vaso sanitário descartado da maneira errada no terreno em questão. Vamos localizar e notificar o proprietário para que ele faça a manutenção correta de sua área. Além disso, precisamos que a população se conscientize de que a única forma de evitar as doenças transmitidas pelo aedes aegypti é a prevenção, evitando o acúmulo de água parada”, destaca a sanitarista e chefe da Vigilância Sanitária de Montenegro, Silvana Schons.

 

Segundo ela, outros pontos que tiveram larvas do vetor da Dengue estavam nos ralos de área externa de um condomínio e também nas proximidades do Hospital Montenegro. “Estamos no inverno, mas não livres do inseto. As larvas resistem até um ano e meio sem água e, como temos chuvas regulares, elas se reproduzem. No frio com menos intensidade do que no verão, mas seguem formando novos mosquitos”, aponta Silvana.