Bento Gonçalves

Recém-empossado, Gustavo Kist cita desafios à frente do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves

Melhorias estruturais estão na mira do novo comandante

Para Kist, é preciso melhorar o tempo-resposta para a população (Foto: Leon Sanguiné/RSCOM)
Para Kist, é preciso melhorar o tempo-resposta para a população (Foto: Leon Sanguiné/RSCOM)

Desde a última semana, o Corpo de Bombeiros Milita de Bento Gonçalves conta com um novo comandante. Trata-se do Capitão Gustavo Kist, em substituição ao Major Márcio Muller Batista, que passará a atender como sub-comandante da 3ª Companhia Especial de Bombeiros Militares da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul. Kist assume em meio a desafios, como a busca por melhores equipamentos para a corporação e o número reduzido do efetivo.

O capitão foi soldado bombeiro por quatro anos e meio, em Venâncio Aires, e fez parte da primeira turma de formação de bombeiros do Rio Grande do Sul. Passou a integrar o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves em setembro de 2022, como subcomandante.

Além da sequência do trabalho, Kist destaca como desafio a busca por melhorias estruturais na corporação. “Queremos otimizar o tempo-resposta para a população. Para isso, queremos adquirir um novo caminhão autobomba tanque, a fim de melhorar a segurança dos militares que deslocam e acelerar esse trajeto.”

A busca pelo novo equipamento se dá através do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg). “Esse caminhão que leva equipamentos e 5 mil litros de água. É bastante polivalente”, explica o novo comandante.

Outro desafio apontado por Kist é seguir fazendo o trabalho com excelência, mesmo com um efetivo reduzido. Atualmente, o Bento Gonçalves conta com 32 bombeiros militares. O número ideal, apontado pelo comandante, seria de 64.

Sobre o trabalho do quartel, Kist cita os atendimentos hospitalares como responsáveis por 50% dos atendimentos realizados diariamente – no ano passado, ao todo, foram 900 ocorrências. Na sequência aparecem incêndios, buscas e salvamentos e atividades preventivas.