Uma das demandas mais antigas da comunidade de Caxias do Sul teve um novo e importante passo dado na sexta-feira (23). O Centro de Proteção Animal, que ficará localizado no Travessão Aliança, na Zona Oeste da cidade, teve seu projeto estrutural apresentado durante coletiva de imprensa. Ele terá uma área total tem 5,3 hectares, e ficará na Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, distante cerca de 13 quilômetros do Centro. O acesso ao local pode ser feito pela ERS-122, via Estrada dos Romeiros.
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), João Uez, o valor para execução do projeto é de cerca de R$ 7 milhões. Em um primeiro momento, recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente serão utilizados para as obras, além do valor da permuta de um terreno ao lado do atual Canil, bem como buscadas emendas parlamentares.
“Até setembro devemos iniciar a terraplanagem da área e antes do fim do ano começam as obras físicas”, disse Uez. Recursos próprios da Prefeitura também serão aportados no empreendimento.
O novo Centro Municipal de Proteção Animal será um abrigo temporário para animais abandonados em situação de vulnerabilidade e/ou vítimas de maus-tratos, que tem como foco oferecer tratamento adequado. Além disso, proporcionará aos animais uma passagem digna e respeitosa até o momento da adoção.
Agora, serão encaminhados projetos complementares como hidrossanitário, estrutural e elétrico, antes de iniciada a terraplanagem. O projeto contempla linhas orgânicas, com acessos facilitados e conceito térmico e acústico para os animais. Haverá cortinamento vegetal, garantindo isolamento e cercamento, com afastamento de cinco metros de todo o perímetro, visando a proteção dos bichos. Áreas de recreação para os animais e pátio para adestramento também estão previstas, além da sede administrativa e ambulatorial, com espaços para cães e gatos em tratamento veterinário.